Coren-SP realiza visita na Sobecc para fortalecer o vínculo com profissionais da enfermagem perioperatória

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e a primeira-secretária, Eduarda Ribeiro, realizaram uma visita em 6/6, à Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o Conselho e os profissionais da associação, e oferecer respaldo ético e legal no desenvolvimento das boas práticas da enfermagem perioperatória.

A Enfermeira Giovana ao lado da presidente Renata e da primeira-secretária Eduarda

Elas foram recebidas pela enfermeira Giovana Abrahão de Araújo Moriya, que explica que a principal missão da Sobecc é colaborar com o desenvolvimento técnico-científico e divulgar as melhores práticas para atuação da enfermagem no perioperatório, considerando o crescente número de procedimentos anestésicos cirúrgicos realizados e a complexidade dos setores que envolvem essa prática. A categoria vem ganhando destaque à medida que necessita integrar atividades que abrangem assistência, administração e coordenação do trabalho da equipe de enfermagem na organização do processo de cuidar, de ensino e pesquisa. “Assim, o papel do enfermeiro exige conhecimento científico, responsabilidade, habilidade técnica e estabilidade emocional diante de um ambiente estressante e dinâmico. O objetivo é desenvolver uma assistência nos períodos pré, durante e pós-operatório, visando minimizar os riscos e as possíveis complicações relacionadas ao procedimento anestésico-cirúrgico garantindo a qualidade e segurança do paciente no bloco operatório”, destaca Giovana.

Para ela, a visita do Coren-SP representa uma constatação positiva da representação da presidente e da sua equipe, que vêm demonstrando muito envolvimento e crescimento com a enfermagem brasileira. “Nós, como associação, sabemos das dificuldades dessa aproximação, vivemos em um país extenso, mas acreditamos ser imprescindível para o sucesso de uma gestão a relação e o diálogo com seus profissionais”, finaliza.

Como posso ajudar?