Coren-SP participa do prêmio Dra. Ana Maria Tranquitelli, realizado pela FMU

O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) realizou nos dias 14 e 15 de maio, durante a 19ª Semana da Enfermagem da instituição, o prêmio professora Dra. Ana Maria Tranquitelli in memorian. Conhecida pelo seu profissionalismo, dedicação e contribuição em prol da consolidação e qualificação no processo de trabalho em enfermagem, ela  faleceu no dia 5 de março de 2019, após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).

Professora Dra. Ana Maria Tranquitelli, uma excelente profissional, reconhecida pelo seu comprometimento com a enfermagem

O conselheiro Demerson Bussoni participou da homenagem e foi recebido pela docente do curso de graduação de enfermagem da FMU, Ângela Maria Lima Santos, que agradeceu a presença e ressaltou a importância de ter um representante do Coren-SP. “Foi com muita honra que entregamos o prêmio a quatro enfermeiras que contribuíram com a formação dos discentes da nossa universidade”, diz Ângela.

O prêmio contemplou as quatro dimensões do processo de trabalho do enfermeiro:

– Na categoria Educar, ganhou a enfermeira Dra. Terezinha Dalossi Gennari, pelos anos de contribuição na Coordenação do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da FMU.

– Na categoria Gerenciar, o prêmio foi oferecido para a enfermeira Dra. Márcia de Souza Moraes, pelos anos de contribuição como Docente em Gestão de Enfermagem nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FMU.

– Na categoria Assistir, foi premiada a enfermeira Dra. Mércia Capellatto, pelos anos de contribuição e parceria no Setor de Educação Permanente da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a primeira instituição conveniada para os estágios de Enfermagem da FMU.

– Na categoria Pesquisar, o prêmio foi concedido para a enfermeira Dra. Claúdia Prado da Universidade de São Paulo, pelos anos de  contribuição na formação dos enfermeiros da FMU como docente e pesquisadora, incentivando os futuros enfermeiros a galgar o universo da pesquisa.

Leia o texto escrito pelo docente do curso de enfermagem da Escola de Ciências Biológicas e Saúde da FMU, Daniel Almeida Manzoni, explicando a importância da Dra. Ana Maria Tranquitelli para a enfermagem:

“O que é premiar alguém? Não é uma tarefa fácil. Um prêmio consiste de um reconhecimento público de algum feito individual ou coletivo que pode ser agraciado com algo material (por exemplo um valor monetário ou objeto de valor) ou simbólico (por uma titulação, uma condecoração, ou uma homenagem). Dessa forma, entramos em outra questão ainda mais complexa: como descobrir, entre tantos feitos por tantos no tecido do cotidiano, alguma ação que mereça ser ter essa premiação? Todos os dias dezenas de ações significativas são realizadas pelo mundo. Porém, algumas superam apenas o plano do significativo e causam mudanças de rumo na forma da ação, ou um conjunto de ações, de uma sociedade. O impacto dessa ação é tão representativo, tão expressivo que emerge aos olhos de todos, faz as direções mudarem de rumo e a premiação torna-se imperativa: o reconhecimento de tais agentes na sociedade já não é apenas uma obrigação, mas um prazer, um exercício da gratidão, da solidariedade por suas contribuições nas vidas de muitos, do cotidiano de outros tantos, na realidade de todos.

No ano de 2019 o curso de Enfermagem da Escola de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU criou uma premiação para reconhecimento público e notório da importância, do impacto de profissionais da área da Enfermagem na sociedade brasileira nas áreas de Educação em saúde  (aqueles ou aquelas que impactaram fortemente na formação de enfermeiros, enfermeiras e outros tantos profissionais da saúde); do Gerenciamento (contribuíram para a organização e organizações com experiência e talento nos processos de atendimento em saúde); da Assistência (partilharam da experiência e ensinamento da base de assistir aqueles que necessitam em momentos de dor e de necessidade de atenção); e Pesquisa (que se debruçaram por dias, noites, anos em questões científicas complexas para trazer os resultados para a sociedade).

A premiação do curso de Enfermagem da FMU recebeu o nome da Profa. Dra.  Ana Maria Tranquitelli para que a o reconhecimento dos profissionais que recebem esse prêmio, pudessem senti-lo como embrulhado em ouro pelo nome, história pessoal, profissional e referência na área da enfermagem da Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli. A Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli graduada, mestre e doutora em enfermagem foi professora do nosso curso desde 2008 contribuindo brilhantemente para a formação de profissionais da enfermagem nas quatro dimensões levantadas de aproximadamente mais de 2000 enfermeiros e enfermeiras que estão atuantes na para a sociedade brasileira. Além de toda contribuição gerencial da Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli nas instituições de saúde que passou. Soma-se a isso dezenas de trabalhos científicos publicados e outros tantos apresentados em congressos. Isso significa que não há enfermagem na cidade de São Paulo, e quiçá no Brasil, em que não tenha a presença da Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli. De certa forma, com tamanha contribuição na educação em saúde, gerenciamento, assistência e pesquisa brasileira todos nós da área da saúde temos um pouco da Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli. O fascinante nesse tipo raro e especial de profissional é a capacidade de se plasmar entre nós e nos impregnar de saber se imortalizando em cada que leva ou levará um diploma na área. Cabe a nós reconhecer o potencial dessa obra.

Dessa forma, o prêmio Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli concedido a partir de 2019 pelo curso de Enfermagem da FMU não é apenas um reconhecimento pontual, mas uma é ascender e perpetuar a chama da lâmpada, símbolo máximo da profissão da enfermagem, entre nós e com todos. O prêmio Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli é a nossa lâmpada acesa que passamos a vocês em forma de luz e brilho. Agraciar um colega de trabalho com o nome da Profa. Dra. Ana Maria Tranquitelli é adornar com mais honrarias o trabalho bem feito e o impacto social que o trabalho da enfermagem causa em nosso mundo.

  Obrigado.”

 

 

Como posso ajudar?