Coren-SP apresenta ao Cosems o projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária

A conselheira do Coren-SP, Rosana Garcia, esteve nesta terça-feira (4/6) no Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), para apresentar o projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS), que está sendo proposto pelo Coren-SP. Ela foi recebida pelas assessoras técnicas do Cosems/SP, Dra. Aparecida Linhares Pimenta e Dra. Brigina Kemp.

Rosana Garcia ao lado da Dra. Aparecida LInhares Pimenta e Dra. Brigina Kemp

Durante a apresentação, a conselheira destacou o projeto das “Rodas de Conversa” na atenção básica, realizado em 2018 e, diz que foi a primeira aproximação da enfermagem acerca da política nacional da APS (Portaria 2.436/2017). Rosana também ressaltou a realização das 11 rodas de conversas, que contaram com a participação de 180 municípios do estado de São Paulo, tendo como eixo principal a importância dos protocolos de enfermagem na atenção primária.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou as diretrizes para essa elaboração, o que impulsionou o projeto em questão. Na última sexta-feira (31/5), o auditório da autarquia recebeu representantes de diversos municípios e universidades para o primeiro encontro de discussão da elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, para que eles pudessem participar e escrever coletivamente o primeiro protocolo que, por necessidade epidemiológica, será direcionado a área da mulher.

Segundo Rosana, após a apresentação, foi decidido que o Cosems/SP irá apoiar o projeto de elaboração de protocolos com as seguintes ações:

– Divulgar nas mídias do Cosems uma nota sobre o projeto – Nota a ser preparada pelo Coren-SP.

– Agendar para agosto, participação do Coren-SP no GT Bipartite da Atenção Básica.

– Agendar participação do Coren-SP na reunião de Conselho de Representantes Regionais de setembro.

Rosana aproveitou a ocasião para convidar os interessados a comparecerem no encontro de lançamento do projeto no dia 14 de junho, no encontro de lançamento do projeto no dia 14 de junho, no auditório da sede.

Como posso ajudar?