Coren-SP realiza primeiro encontro para discussão do projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Na última sexta-feira (31/5), o auditório da sede do Coren-SP recebeu representantes da gestão, universidades e representantes das secretarias municipais do estado de São Paulo, para o primeiro encontro de discussão da elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. O objetivo da iniciativa é aumentar a autonomia dos profissionais para melhorias na assistência e na prestação de serviços em prol da população.

Participantes do encontro

A conselheira e coordenadora do Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) do Conselho, Rosana Garcia, é responsável pelo projeto e explicou a importância da união entre o Coren-SP e os municípios com suas respectivas representações para a construção conjunta dos protocolos. “Essa ação é inovadora! Nós já conseguimos aprovação do Conselho Federal de Enfermagem e essa reunião é essencial para que todos os profissionais da nossa categoria apresentem suas ideias para compormos os protocolos a partir das necessidades loco-regionais.”, explica Rosana.

A conselheira Rosana Garcia

Com a presença do segundo-secretário Paulo Cobellis, e dos conselheiros Demétrio José Cleto, IveteTrotti, Marcos Fernandes, Maria Cristina Massarollo, Wilza Carla Spiri e da gerente de fiscalização, Lanny Hinno, o evento também contou com a participação de representantes do GT-AB da autarquia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unip), Faculdade Israelita Albert Einstein, Escola Santa Marcelina, Prefeitura Municipal de Osasco,  Secretaria Municipal de São Paulo, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Santo André, Diadema Piracicaba, Sorocaba, Vinhedo, Campinas e Hortolândia.

O projeto de implementação de diretrizes para a elaboração foi conduzido pela Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem (CPAE/Cofen), pela colaboração da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen), pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), além da apoiadora do Cofen, Elizimara Ferreira (Coren-SC), e dos facilitadores do Coren-SP, Rosana Garcia, Demétrio Cleto, Manoel Vieira de Miranda e Patrícia Luna.

Representantes de diversos municípios do estado de São Paulo

Para o segundo-secretário Paulo Cobellis, os protocolos são mecanismos legais que possibilitarão acesso a todos os brasileiros, seja ele profissional ou não.  “Hoje é um dia considerado um grande marco para a enfermagem, sobretudo na dimensão da assistência primária à saúde, pois a implementação de protocolos fará com que a categoria tenha respaldo legal para o desenvolvimento das práticas assistenciais, gerando assim um bem-estar para a população”, ressalta Paulo.

As vantagens do uso de protocolos são: promover maior segurança aos usuários e profissionais; estabelecer limites de ação e cooperação entre os envolvidos; reduzir a variabilidade do cuidado; nortear o profissional para a tomada de decisão em relação às condutas; incorporar novas tecnologias; respaldar legalmente as ações; dar maior transparência e controle dos custos, dentre outros.

Marisa Beraldo é uma das integrantes do GT-AB

Cibele Andrucioli é professora da Unifesp e explicou sobre a construção de protocolos de enfermagem baseados em evidência

Representando a Unip e o gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Cátia Martinez Minto diz que os protocolos de atenção básica são de extrema importância, principalmente nas universidades. “Nós temos um vínculo muito forte de estágio nas UBS e esse evento dá força e caracterização para que nós possamos estipular, de fato, bons protocolos para subsidiar nossos enfermeiros”.

Para os conselheiros Marcos e Wilza, trabalhar com o alinhamento dos protocolos é fundamental para que a obtenção das práticas baseadas em evidências, pois se trata de um benefício a longo prazo, não só para a categoria como, também, para a população.

“A troca de experiências e o aprimoramento do trabalho da enfermagem na rede de atenção primária é extremamente importante, porque além de aproximar diversos profissionais com vivências diferentes, enriquece e fortalece a enfermagem”, destaca Karina Domingues de Freitas e Jane Aparecida Cristina, representantes da Secretária Municipal de Ribeirão Preto.

A reunião de lançamento do projeto de Elaboração de Protocolos será no dia 14 de junho, na sede do Coren-SP  e contará com a participação do GT-AB e representantes do Cofen.

Como posso ajudar?