Com apoio do Coren-SP, Condepe 2019 aborda o impacto da tecnologia na enfermagem moderna

Teve início a segunda edição do Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, realizado no Transamérica Expo Center, na zona sul da Capital, nos dias 23 e 23 de abril.

Com coordenadoria científica de Renata Pietro, presidente do Coren-SP, o Condepe busca discutir as tendências atuais da enfermagem e sobretudo a utilização de avanços tecnológicos pelos profissionais da área. O tema do Congresso deste ano é “Tecnologia e Desafios da Enfermagem Moderna”. O evento terá discussões voltadas a enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes da área.

Mesa de abertura do Condepe 2019 contou com a participação de Renata Pietro, Cláudio Silveira, Conceição Ohara e Paulete Zular

O Coren-SP e o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) são apoiadores institucionais do Condepe 2019.

A mesa de abertura, realizada em um palco 360°, contou com a presença da presidente do Coren-SP, Renata Pietro; do vice-presidente da autarquia, Cláudio Silveira; da coordenadora regional de saúde da Sé, Paulete Secco Zular e da enfermeira Conceição Vieira Ohara, representante da ABEn-SP e da ABEn nacional.

A primeira a dar as boas vindas aos congressistas foi Conceição Ohara, que fez questão de ressaltar a humanização como valor superior na assistência à saúde. “Por mais sofisticada que seja a tecnologia que tenhamos, não podemos deixar de lado nosso olhar de dignidade, do humano”, disse.

Antes da palestra de abertura, Renata Pietro e o conselheiro Eduardo Fernando homenagearam os profissionais de enfermagem que atenderam às vítimas da tragédia de Suzano

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, ressaltou o sucesso do evento. “Trata-se do segundo Condepe e nada prossegue se não tiver sucesso. São mais de 800 inscritos para esta edição, isso já representa sucesso. Buscar a valorização do profissional de enfermagem nos dias atuais é extremamente importante”, falou.

Paulete Secco destacou a importância do desenvolvimento profissional da enfermagem para o atendimento à população. “A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo respalda firmemente este evento, esperando sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.

O Condepe 2019 teve mais de 800 inscritos, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes

A palestra de abertura do Condepe 2019 foi a da presidente do Coren-SP e coordenadora científica do evento, Renata Pietro. Porém, antes de iniciar sua fala, ela fez uma homenagem aos socorristas do SAMU que atuaram na tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, em março deste ano, quando dois atiradores mataram 10 alunos no local.

“Não podemos deixar de valorizar os profissionais que deram o primeiro atendimento nessa tragédia, pois com certeza eles não encontraram uma cena fácil. Esses profissionais foram figuras importantíssimas para amenizar a situação de desamparo dos familiares dos mortos”, disse Renata Pietro, ao entregar certificados de homenagem aos profissionais de enfermagem do SAMU de Suzano e região. O conselheiro Eduardo Fernando de Souza, que atua na área de Urgência e Emergência, participou da homenagem.

Palestras

Com o tema “Tecnologia e os Desafios da Enfermagem Moderna”, Renata Pietro mostrou como a tecnologia trouxe avanços importantes e novas questões que exigem atenção do profissional de enfermagem.

Renata Pietro falou sobre o impacto da tecnologia na enfermagem moderna

“Atualmente, em uma UTI, o profissional de saúde deve se preocupar com mais de 200 alarmes. Será que isso realmente aumenta a segurança do paciente?”, refletiu, deixando claro que a tecnologia adquire um enorme valor quando bem aplicada.

Durante sua fala, Renata citou um estudo do Instituto Brasileiro para a Segurança do Presidente (IBSP), que mostra dados alarmantes. “A sobrecarga de trabalho dos profissionais de enfermagem aumenta em 40% o risco de morte dos pacientes e 30% o risco de eventos adversos”, frisou.

Dentre as soluções apresentadas pela presidente do Coren-SP para melhorar a segurança do paciente no cenário atual, Renata propôs um Bundle de Enfermagem com cinco iniciativas: “Devemos fazer rondas a cada hora, ter um quadro de informações à vista do paciente com objetivos diários e dados da equipe, ter um padrão de comunicação com o paciente, fazer a passagem de plantão à beira leito e ter uma rodna da liderença, na qual o enfermeiro-chefe faz visita e deixa o cartão com pacientes e familiares”.

Renata encerrou sua fala com uma reflexão: “modificar cenários é pensar que a valorização começa por cada um de nós. O diferencial quem faz somos nós”, concluiu.

Depois da palestra de Renata, o médico Elias Knobel falou sobre o tema “O Empoderamento do Profissional de Enfermagem”. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em terapia intensiva, Elias, contou que desde o início de sua carreira aprendeu a valorizar o profissional de enfermagem, admitindo que aprendeu muito com tais profissionais.

Elias Knobel fez questão de destacar seu respeito e admiração pelos profissionais de enfermagem: “são vocês que ficam o tempo todo ao lado dos pacientes”, disse

Ele fez um alerta relacionado ao mercado atual na área da saúde: “as instituições de saúde se tornaram empresas, chegaram em um ponto onde existe uma sobrecarga muito grande de trabalho que muitas vezes impede que a excelência da assistência à saúde seja atingida”, disse.

Aos profissionais de enfermagem ela deixou um conselho: “vocês tem que exigir das instituições de saúde que haja educação continuada dentro do horário de trabalho de vocês”, disse, explicando a necessidade de o profissional aprimorar seus conhecimentos de forma contínua.

O Coren-SP ainda participou da manhã deste primeiro dia de Condepe por meio de uma palestra do conselheiro James Santos, dentro da oficina “Ventilação mecânica: princípios e modalidades ventilatórias”.

O conselheiro James Santos, que também é membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) falou sobre ventilação mecânica

O Condepe 2019 irá até a tarde desta quarta-feira (24/4), com oficinas, palestras, apresentações de trabalhos científicos e um simulado de atendimento pré-hospitalar representando o socorro às múltiplas vítimas de uma tragédia.

Alguns dos conselheiros presentes neste primeiro dia de Condepe: Eduarda Ribeiro, Paulo Cobellis, Renata Pietro, Maria Cristina Massarollo e Paulina Kurcgant

Como posso ajudar?