Enfermeira assume gerência da Santa Casa de Itaí

Especialista em ensino profissionalizante na área da saúde e com MBA em gerência de saúde, a enfermeira Adriana Monteiro Teixeira assumiu em 2019 o cargo de gerente da Santa Casa de Itaí. Por ter uma bagagem extensa em conhecimentos relacionados a assuntos administrativos e gestão, a enfermeira é a mais nova integrante da empresa Llanos Assessoria e Consultoria em Gestão de Saúde, que administra a Santa Casa de Itaí.

Adriana é a nova gerente da Santa Casa de Itaí

Dentre os desafios superados, Adriana relata que a discriminação ainda é um grande obstáculo. “São 25 anos realizando um trabalho ético, com alicerce em conhecimento técnico e científico e muito amor. Muitas vezes enfrentei preconceitos por ser mulher e recebia salários menores do que os homens que ocupavam posições semelhantes. Ainda penso que o preconceito é o maior dos desafios” diz Adriana.

Após anos trabalhando como enfermeira assistencial nas áreas de pediatria e neonatologia, ela desenvolveu o prazer em atuar com administração. Por mais de 10 anos ela foi enfermeira auditora para Unimeds de Campinas, Botucatu e Piracicaba, para a Maternidade de Campinas e Vera Cruz Associação de Saúde e, também, foi diretora Administrativa do Hospital Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba. Recentemente ela esteve na Inglaterra, no Saint George’s Hospital para acompanhar processos de gestão. “A Llanos precisava de alguém com perfil gerencial, mas, que também entendesse dos problemas do dia-a-dia de um hospital. Então concluíram que um enfermeiro preencheria as demandas dessa atividade”, conta.  

Agora como gerente da Santa Casa, Adriana diz que vê a possibilidade em atender uma população que necessita de atenção e cuidados em vários níveis e conta com o apoio dos jovens enfermeiros. A gerente explica que a gestão será desafiadora, pois se trata de uma Santa Casa, que assim como a maioria delas no Brasil, sofreu muito com as adversidades enfrentadas pelo sistema público de saúde nos últimos anos. “Estamos empreendendo uma grande reforma predial, capacitando os colaboradores e gestores, fazendo os ajustes financeiros necessários e nos preparando para fazer dessa unidade hospitalar um modelo de gestão para a nossa região”, declara.

Para Adriana, o respeito e a valorização do ser humano a motivam continuar nesse luta com força e perseverança, pois só assim se consegue êxito na realização profissional e pessoal. Não se pode ser bem sucedido se não houver amor e praticar a boa vontade em tudo que se propuser a fazer. “O aprendizado constante com todos ao nosso redor deve ser a nossa maior fonte de inspiração”, finaliza.

Como posso ajudar?