Aproximação: Presidente do Coren-SP realiza dois dias de visitas a instituições de Lins

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, realizaram nesta segunda-feira (25/02), visitas em instituições de saúde na cidade de Lins, com o objetivo de fortalecer o elo entre o Conselho e a categoria no interior do estado. Além de instituições de saúde, Renata esteve na Câmara Municipal de Lins, participando de uma audiência pública, na qual abordou o tema Segurança do Paciente.

Profissionais da rede municipal de saúde de Lins

Presidente Renata Pietro com profissionais de enfermagem do município

Vice-presidente Cláudio Silveira, presidente Renata Pietro e a secretária de Saúde Cláudia Regina Nunes

Profissionais da equipe da Secretaria de Saúde de Lins

A primeira visita começou logo cedo, na Secretaria Municipal de Saúde de Lins.  Eles foram recebidos  pela secretária Cláudia Regina Nunes e por enfermeiros da rede pública de saúde.

Em seguida, foram até a Santa Casa da cidade e, entre os profissionais de enfermagem, dialogaram com a enfermeira Responsável Técnica Ana Paula Benevides, que fez um discurso de agradecimento à nova gestão do Coren-SP. “Agradecemos o excelente trabalho que vem desenvolvendo pela enfermagem e ressaltamos o seu compromisso de defender a nossa valiosa carreira com motivação, ética e profissionalismo. Parabéns por estarem mais próximos das instituições do interior e pelo seu entusiasmo e humildade”, disse Ana Paula, se dirigindo à presidente Renata Pietro.

Diálogo com profissionais da Santa Casa

Equipe da Santa Casa de Lins

A presidente colocou o Coren-SP à disposição dos profissionais da instituição e destacou o seu objetivo de tornar o Conselho cada vez mais próximo dos profissionais. “Estamos percorrendo o estado para mostrar para a enfermagem que o Conselho é a casa dos profissionais. Queremos que se sintam acolhidos, porque estamos aqui para oferecer apoio em prol de uma assistência mais segura para os profissionais e usuários”, disse a presidente.

Profissionais da Fundação Casa com representantes do Coren-SP

A Fundação Casa de Lins também recebeu os representantes do Coren-SP. Entre os profissionais estava a enfermeira Arlete Maia.

A presidente durante a entrevista à TV Câmara em Lins.

Renata Pietro também concedeu entrevistas a duas emissoras de televisão da cidade: a NovaTv e a TV Câmara. Ela abordou a atuação da autarquia e a importância da aproximação do Coren-SP com os profissionais. Ela destacou ações como a campanha “Violência Não Resolve” e a preocupação com a saúde mental dos profissionais. A presidente também ressaltou a exclusão da enfermagem na reforma da previdência. “É inadmissível que o profissional, que é submetido a longas jornadas de trabalho, tenha sua idade ampliada para ter o direito à aposentadoria. Nós estamos lutando para reverter esse quadro”. Confira a entrevista à NovaTV aqui

Visitas às instituições de Lins seguem nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (26/02), a presidente e o vice realizaram uma visita ao CAIS Clemente Ferreira. A responsável técnica Simone Gama afirma que a visita foi muito bem recebida pela equipe do hospital. “Foi a primeira vez que recebemos a visita da presidente do Coren-SP. Ficamos encantados com a simplicidade e com a grandeza da fala da nossa presidente. Nos sentimos ouvidos, acolhidos e esperançosos”

Presidência do Coren-SP junto a equipe do CAIS Clemente Ferreira

Eles também compareceram ao centro universitário Unilins e tiveram a oportunidade de dialogar com os estudantes da universidade, ressaltando as funções e diretrizes do Conselho para os futuros profissionais de enfermagem.

Universidade Unilins

Os estudantes do Unisalesiano também tiveram a oportunidade de dialogar com a presidente, em uma visita que, segundo a Responsável Técnica Helena Mukai, foi muito positiva. “Foi histórico receber uma visita do Coren-SP em nossa instituição. Nunca antes uma presidente havia passado por aqui. Ela esclareceu as dúvidas dos alunos e estudantes e foi muito produtivo”, disse a enfermeira.

Presidente dialoga com estudantes da Unisalesiano

A agenda intensa de encontros com a enfermagem de Lins seguiu ao longo do dia e os representantes do Coren-SP ainda estiveram na Unimed, onde foram recebidos pela Responsável Técnica Vanessa Antonelli e demais profissionais de enfermagem; e no Hospital Sâo Lucas, com a Responsável Técnica Neusa Domingues.

Profissionais de enfermagem do Hospital e Maternidade São Lucas

Renata Pietro e Cláudio Silveira com profissionais da Unimed