Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas recebe o Selo de Qualidade do Cofen

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-USP) foi a primeira instituição de saúde do estado de São Paulo a receber o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na tarde desta quinta-feira (14/2).

O evento teve a presença do primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Jeferson Caproni, que representou o Cofen e a Associação Nacional de Auxiliares de Técnicos de Enfermagem (ANATEN); do conselheiro James Santos e do gerente executivo Vagner Urias, que representaram o Coren-SP na cerimônia. O Cofen também foi representado pelo assessor técnico Cláudio Alves Porto e pela assessora de relações institucionais do órgão, Irene Ferreira.

O diretor do Instituto de Psiquiatria Luciano Patah, a gerente de enfermagem Jouce Gabriela Almeida e a gerente administrativa Solange Fusco participaram da atividade. “Transmito os parabéns em nome do Coren-SP. Estou muito feliz com essa conquista de vocês, que com certeza foi merecida”, disse Vagner Urias.

Jeferson Caproni também se mostrou satisfeito com a conquista da enfermagem do IPq: “Eu saio daqui confiante de que o século XXI reserva momentos melhores para a nossa enfermagem”, sentenciou.

De acordo com o conselheiro James Francisco, o selo permite ao profissional de enfermagem demonstrar não só para a Instituição, mas principalmente pra população assistitida que o trabalho da categoria é a mola propulsora para se atingir a excelência do cuidado. “Esta é uma ferramenta de valorização da nossa profissão e foi uma honra poder certificar o trabalho de profissionais extremamente comprometidos com a excelência do cuidar, em uma população tão específica, mas que carece sempre da melhor prática científica atrelada ao poder da empatia que o profissional de enfermagem sabe transmitir”, disse.

O IPq ganhou a certificação com base em mais de 60 indicadores definidos pelo Cofen, atingindo resultado de 510 pontos dos 570 possíveis, ou seja, mais de 92% dos pontos. Todos os profissionais que atuam na instituição receberão certificados individuais, pois o Selo de Qualidade premia tanto as instituições quanto os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O Selo de Qualidade Cofen

O selo é parte do Programa Nacional de Qualidade do Cofen, e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais de enfermagem dentro das instituições de saúde.

Como posso ajudar?