Enfermeira luta pela visibilidade e divulgações sobre a doença de Crohn em São José dos Campos

Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. De acordo com o Ministério da Saúde, ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon). É uma enfermidade crônica e não tem cura. Entretanto, não é considerada fatal, mas, para isso, o diagnóstico precisa ser realizado o quanto antes para que o paciente possa realizar o tratamento adequado. E foi pensando nisso que a enfermeira Alexsandra Regina Barbosa do Amaral decidiu se juntar ao grupo “Amigos em Ação SJC”.

Enfermeira há 12 anos, Alexsandra conta que a falta de visibilidade em relação aos pacientes com Crohn motivou sua entrada e participação no projeto. “Meu amigo Harley e seus colegas fundaram o “Amigos em Ação SJC” com intuito de lutar pela visibilidade, prevenção e orientação de qualquer doença e, logo após, ele foi diagnosticado com Crohn. Ele teve muita dificuldade após a descoberta da doença, principalmente com a bolsa de colostomia e apoio psicológico. Ele me convidou para participar do grupo e eu fui”, diz ela.

Harley Ricardi Rodrigues é um dos integrantes do grupo e diz como foi a descoberta da doença e como a ajuda da enfermeira é fundamental. “Quando fui diagnosticado com crohn foi um choque, fui submetido à cirurgia, muitas recomendações e restrições. Ter uma pessoa que tem conhecimento na área da saúde é muito importante! A participação da Alexsandra agrega muito valor ao grupo”, conta Harley.

Visando buscar apoio e auxiliar na divulgação desde o diagnóstico ao tratamento da doença, Alexsandra contou com apoio do Coren-SP. “Conversei com a presidente do Coren-SP e ela nos fez uma visita aqui na instituição em São José dos Campos (SJC). Pedi orientações e materiais para realizar a divulgação e a Renata foi muito aberta com a gente. Ela escutou o que tínhamos em mente, nos orientou e incentivou. Ela realmente abraçou a causa”.

A enfermeira Alexsandra, seu amigo Harley e a presidente do Coren-SP, Renata Pietro

Segundo a enfermeira, essa ação é importantíssima para incentivar outros profissionais sobre como agir em campanhas e divulgações sobre prevenção, diagnóstico e orientação, para que desenvolvam cada vez mais projetos envolvendo a enfermagem, já que esta é uma área que possui grande conhecimento científico para orientar os pacientes.

Para Alexsandra, esse projeto vai abrir os olhos da população em relação ao papel da enfermagem. “Nosso trabalho vai muito além de fazer medicações. Nosso trabalho pode ser feito por meio de outras ações fora de ambientes hospitalares. Queremos estar mais próximos da população, levar orientações e trabalhos de campo com palestras e eventos em geral”, finaliza.

Maio Roxo: Mês de Conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Conforme a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), apesar de não ter causa comprovada, estima-se que doenças inflamatórias intestinais estejam relacionadas como alto consumo de comidas gordurosas e produtos industrializados, além de fatores hereditários e imunológicos.

Para conscientizar a população sobre o problema, a SBCP realiza a campanha do Maio Roxo, para alertar a população sobre os riscos que a doença pode acarretar.

A enfermeira Alexsandra afirma que durante o mês de maio, ela e todos os integrantes dos “Amigos em Ação SJC” realizarão caminhadas, palestras com profissionais e zumba solidária. Eles também almejam contar com apoio dos shoppings e do centro cultural da cidade na divulgação.

Como posso ajudar?