Nota de repúdio ao pronunciamento do prefeito de Taquaritinga

O Coren-SP manifesta profunda indignação em relação ao posicionamento do prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Marsico, em entrevista para a rádio Canal Um FM, na manhã desta quarta-feira (30/1). Em seu pronunciamento, Marsico deprecia a atuação e as dificuldades enfrentadas pela enfermagem em virtude das longas jornadas de trabalho, questionando a legitimidade da reivindicação da categoria pelas 30 horas semanais.

Reafirmamos a importância da redução da jornada de trabalho da enfermagem, tendo em vista que a medida é fundamental para que haja condições adequadas de trabalho para os profissionais, mas, também, uma assistência segura à população. Ao minimizar os impactos das longas jornadas, o prefeito contradiz a Organização Mundial de Saúde, que preconiza a medida como uma forma de evitar o adoecimento dos profissionais, que enfrentam turnos exaustivos e estão sujeitos a riscos físicos, químicos e biológicos inerentes a suas atribuições.

O Coren-SP transmite o seu apoio aos profissionais de Taquaritinga e seguirá na luta pela aprovação do PL 347/2018 e derrubada do veto do governador. Seguiremos desafiando as impossibilidades para que a enfermagem conquiste a devida valorização e, acima de tudo, respeito.

Como posso ajudar?