Coren-SP recebe coordenador do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

O Coren-SP recebeu nesta terça-feira (15/1) a visita do enfermeiro Leandro Valquer Leite de Oliveira, coordenador da executiva do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. Ele foi convidado informalmente pela presidência, para discutir possíveis parcerias.

Leandro se reuniu com a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, com os quais conversou sobre questões que afetam o dia a dia da enfermagem no município de São Paulo e as pautas de interesse tanto do Coren-SP, quanto do Conselho Municipal de Saúde.

Uma dessas pautas é a questão das 30 horas. “O fundamento das 30 horas é uma questão tanto de qualidade de vida quanto de trabalho. Até do ponto de vista do usuário é bom, pois melhora  a assistência”, disse Leandro.

Outro ponto com o qual o coordenador do Conselho Municipal de Saúde se mostrou preocupado foi com o problema da violência contra profissionais de saúde. “A enfermagem e os médicos são mais diretamente afetados pela violência, pois toda a revolta da população pela falta de material e de profissionais é direcionada a eles”.

A aproximação do Coren-SP com o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMSSP) é uma das iniciativas da autarquia de cooperação com outros órgãos e entidades de classe em torno de causas comuns, favorecendo assim a luta por melhorias nas condições de trabalho de enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no estado de São Paulo, o que reflete em melhora na qualidade da assistência prestada por esses profissionais à população.

O Coren-SP encaminhará à Comissão Executiva do CMSSP, por orientação de Leandro, uma solicitação de pauta para que as posições discutidas sejam do Pleno do Conselho. A parceria entre o Coren-SP e o CMSSP também será levada pelo conselheiro para debate interno no órgão.

Como posso ajudar?