Presidência do Coren-SP visita o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, visitaram o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da USP na manhã desta quarta-feira (7/11), e conheceram melhor o importante papel desempenhado pela equipe de enfermagem no local.

Eles foram recepcionados pelo médico-cirurgião Pablo Pomerantzeff e pela enfermeira auditora Giuliana Tommasiello e ficaram lisonjeados com a acolhida: “Agradeço a excelente recepção e sobretudo a valorização da enfermagem pelo InCor, algo pelo qual o Coren-SP vem lutando recentemente”, agradeceu Renata.

No Instituto do Coração, os representantes do Coren-SP conheceram de perto o trabalho da linha de cuidado dos pacientes com problemas nas válvulas cardíacas. Com participação importante da enfermagem, esse trabalho melhorou muito a taxa de sucesso das cirurgias: “A taxa de mortalidade dos nossos pacientes caiu de 9,4% para 3% desde que começamos esse trabalho”, comemora Giuliana, que cuida da gestão da fila de pacientes.

Atualmente a fila de espera para cirurgias de válvulas é de cerca de 1030 pacientes. O trabalho desenvolvido pela linha de cuidado fez o tempo de espera das cirurgias diminuir de 34 para 29 meses.

“É importante ressaltar que a fila de espera é sempre respeitada de acordo com a ordem de entrada e o nível de prioridade dos pacientes que chegam”, diz Giuliana.

Além de trabalhar na gestão da fila e dos leitos no pré e pós-operatório, a equipe de enfermagem tem papel de destaque nas consultas a esses pacientes, que são acompanhados pelo médico-cirurgião desde o início do processo, assim como por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médico clínico, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, dentista e nutricionista.

Como posso ajudar?