Presidente do Coren-SP acompanha ações de fiscalização na Baixada Santista

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, acompanhou nesta quarta-feira (31/10), ações de fiscalização na Baixada Santista, mostrando a disposição do Conselho em atuar em prol do dimensionamento correto de profissionais e uma assistência segura, tanto para os profissionais de enfermagem, quanto para a sociedade.

Presidente do Coren-SP, Renata Pietro, em ação fiscalizatória no Guarujá

Ela realizou visitas na UPA e Pronto Socorro Infantil, Vicente de Carvalho, no Guarujá; e nos CAPS II e III em Santos, acompanhada do Procurador Geral do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes Costa de Cerqueira; da Chefe Técnica da Subseção de Santos, Luciana Favaro Oliveira; do conselheiro federal, Luciano Silva; da presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Guarujá, Mônica Confessor, e dos representantes dos sindicatos dos servidores de Santos e do Guarujá, Josias Aparecido da Silva e Alexandre Santos.

Em todas as instituições visitadas foi constada, entre outros apontamentos, a ausência de enfermeiros para execução de atividades privativas deste quadro profissional. As enfermeiras Aparecida de Fátima e Luciane Matos receberam a equipe do Coren-SP na UPA Vicente de Carvalho e a presidente Renata Pietro ofereceu o apoio do Conselho para resolução dos apontamentos. “Estamos aqui para ouvir vocês, que estão na linha de frente do atendimento, e ajudar na busca de soluções. Comprometemo-nos a estabelecer um diálogo com a prefeitura para que as condutas sejam ajustadas”, disse a presidente.

Em visita ao CAPS II de Santos, a presidente foi recebida pela enfermeira Laura Heloísa e também firmou o compromisso de reivindicar da Prefeitura a resolução das irregularidades constatadas, para assegurar a presença permanente de profissional enfermeiro.

Reunião com enfermeira do CAPS II em Santos

No CAPS III, a enfermeira Evelyn Souza disse se sentir respaldada com a visita do Coren-SP. “Achei fantástico que o Conselho tenha vindo até aqui para acompanhar a atuação da enfermagem no contexto do CAPS. Nosso objetivo é garantir uma assistência de qualidade para aqueles que nos procuram”, disse.

Aproximação com a categoria durante visita no CAPS III, em Santos

De acordo com o Procurador Geral do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes Costa de Cerqueira, serão protocolados ofícios nas Prefeituras dos dois municípios para discutir conjuntamente a solução das irregularidades apontadas pelo Coren-SP, no âmbito da Central de Conciliação. “O Coren-SP está adotando a conciliação como  possibilidade de auxiliar a categoria da enfermagem de forma efetiva,  especialmente quando se trata de adequação do déficit de profissionais, obstando, com isso, a deflagração de longo processo judicial  em face às instituições de saúde, o que prejudicaria todos os envolvidos”, disse.

Como posso ajudar?