Combate à violência: Renata Pietro se reúne com o Secretário Estadual de Segurança Pública

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, solicitou uma reunião com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Mágino Alves, para tratar sobre a epidemia de violência que afeta os profissionais de enfermagem. Ela foi recebida nesta segunda-feira, 8 de outubro, junto com o procurador do Conselho, Alexandre Moraes Costa Cerqueira, e eles discutiram possibilidades para garantir mais proteção à categoria.

Alexandre Moraes Costa Cerqueira, Renata Pietro e Mágino Alves

Renata apresentou a campanha “Violência Não Resolve”, que em 2018 lançou sua 3ª edição com o mote: Quem Cuida Merece Respeito. Apresentou ainda os resultados de uma sondagem realizada pelo Conselho em setembro, com 4.107 profissionais. Entre os entrevistados, cerca de 80% revelaram terem sofrido violência no exercício profissional. “A enfermagem está na linha de frente do atendimento, é responsável pela classificação de risco e, portanto, muito vulnerável às agressões praticadas por pacientes e seus acompanhantes. Precisamos coibir a violência nas instituições de saúde”, disse a presidente.

Mágino demonstrou conhecimento sobre a realidade e disse que um dos caminhos é a conscientização da sociedade, mostrando para as pessoas as consequências da agressão contra profissionais de saúde. “É importante divulgar os casos de violência e a punição aplicada aos agressores, para que as pessoas tomem conhecimento de que há repressão”, disse. Ele se comprometeu em encaminhar mensalmente ao Coren-SP os casos registrados nas delegacias do estado, para que o Conselho possa fazer a divulgação, incentivando que as vítimas denunciem, além de coibir novas agressões.

Outro caminho apontado pelo secretário para inibir a violência é o Coren-SP ingressar como assistente de acusação nos processos que envolvem casos de agressão praticada contra profissionais de enfermagem, exercendo o papel de defender a categoria e podendo contribuir para uma punição mais severa. Ele também falou sobre a importância da denúncia, para evitar a subnotificação, além de gerar indicadores que possam pautar as políticas de segurança. “Assim é possível, por exemplo, que as unidades com maior índice de agressões se tornem um posto de estacionamento de viaturas, ajudando a coibir a violência”. Também foi pactuada na reunião a realização de ações conjuntas entre Coren-SP e Secretaria de Segurança Pública, como palestras e ações educativas.

Como posso ajudar?