Profissionais de enfermagem de Santo André e região participam de roda de conversa sobre a atenção básica

Profissionais de enfermagem de Santo André e de outros municípios do ABC paulista participaram nesta sexta-feira (31/8) da 4ª edição das Rodas de Conversa Sobre Atenção Básica, evento que o Coren-SP vem promovendo em diversas regiões do estado de São Paulo para tratar dos desafios atuais dessa área.

A mesa de abertura do evento realizado no auditório do Hospital Mário Covas contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Cláudio Silveira, que reafirmou o papel de destaque que a atenção básica ocupa nas políticas de saúde pública. “Fico feliz com este evento, pois também sou sanitarista e reconheço a importância da área na prevenção em saúde e na saúde coletiva”, disse.

Além dele, participaram Viviane Camargo Santos, chefe-técnica da Subseção de Santo André do Coren-SP, Maria Elisa Ravagnani Gonçales Ramos, Diretora de Enfermagem do Hospital Mário Covas e Luciana Patriota, representando a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo e membro do GT-PAAB/Coren-SP.

A primeira palestra do dia foi da conselheira Rosana Garcia, coordenadora de enfermagem do município de Campinas.

Ela participou da mesa “Nova Política Nacional de Atenção Básica e o impacto no sistema de saúde”. Ao cumprimentar o público ela citou o que era esperado do evento: “Aqui, falaremos de um lugar de cidadania, onde possamos aprender um com o outro ao invés de fazer um diálogo apenas unilateral”, disse, destacando o caráter participativo da roda de conversa.

Em sua palestra, Rosana, traçou um histórico da atenção básica no Brasil e das várias formas como ela foi tratada pelos governos ao longo da história, até chegar à polêmica PNAB atual.

A palestra “A Enfermagem no Programa Nacional de Imunização: avanços e Desafios” foi realizada pela enfermeira Maria de Fátima Soares, interlocutora de Imunização da Divisão de Vigilância da CRSL de SP.

O enfermeiro Edson Alves Menezes, membro da Comissão de Práticas Avançadas do COFEN, ministrou a palestra “As Práticas Avançadas de Enfermagem: desafios e potencialidades para implementação da especialidade EPA no Brasil”.

A Mesa do debate contou com a moderadora Enfa Fátima Vírginia Menezes Silva que faz parte da Câmara Técnica da Atenção Básica de Sáude do COFEN e é diretora da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO)

O evento também contou com a participação dos conselheiros Eduardo Fernando de Souza e Dorly  Gonçalves.

A roda de conversa contou com palestras sobre a enfermagem e o Programa Nacional de Imunização e práticas avançadas de enfermagem, além da formação de grupos de discussão com o público, dentro de temas como “Prática Profissional de Enfermagem” e “O papel da enfermagem no acolhimento na atenção básica e a importância de protocolos de enfermagem”.

A conselheira Rosana Garcia aproveitou o encontro em Santo André para anunciar que as próximas edições da Roda de Conversa sobre Atenção Básica serão em Botucatu, no dia 14/9 e na sede do Coren-SP em São Paulo, no dia 21/9.

Como posso ajudar?