Enfermeiro congolês leva alegria a pacientes por meio da música em Campinas

Quando chegou ao Brasil para estudar, em 2007, o enfermeiro congolês Serge Tshiswaka não imaginou que alguns anos depois estaria não só residindo permanentemente no Brasil como transformando a vida de centenas de pacientes.

O enfermeiro e bioquímico Serge Tshiswaka

Casado com uma brasileira e residente em Campinas, o profissional, formado em bioquímica na República Democrática do Congo e em enfermagem pela PUC de Campinas, trabalha no Hospital Ouro Verde desde 2012.

A partir do ano seguinte, Serge passou a utilizar a música como forma de auxiliar seus pacientes. “Um belo dia, eu vi uma senhora que era paciente cantando em um dos corredores do hospital e perguntei se eu podia cantar junto com ela. Nós cantamos e depois disso percebi que melhorou muito minha relação com ela”, conta.

Serge, à direita com o violão e um grupo de voluntários do projeto Saúde, Música e Alegria

Mais tarde, a chefe de Serge no hospital recebeu um vídeo dele cantando com pacientes e gostou do que viu. Serge perguntou a ela se poderia continuar cantando e a resposta foi afirmativa.

“Esse trabalho com a música evoluiu bastante quando me tornei enfermeiro da saúde mental. Fiz um projeto escrito e dois anos depois encontrei uma colega técnica de enfermagem  que trabalha aqui no hospital, ela chamou o noivo dela e começamos a cantar nós três. Foram postados vídeos no Facebook que ‘bombaram’ e começamos a organizar melhor o trabalho a partir daí”. Isso foi em 2016.

Atualmente, o projeto “Saúde, Música e Alegria”, como foi batizado, atende em vários hospitais e conta com diversos colaboradores. “Temos engenheiros, médicos, recepcionistas e os mais diversos profissionais fazendo esse trabalho conosco”, explica o enfermeiro.  

Sobre o impacto positivo da música na saúde dos pacientes, Serge não tem dúvidas.

“A melhora que a gente vê no paciente com o uso da música é imediata, o retorno não é só para o paciente, mas é para nós também”, diz. Atualmente ele faz palestras e participa de campanhas, integração de equipes e eventos com o projeto Saúde, Música e Alegria, e concilia a agenda cheia de atividades com um mestrado em curso na PUC de Campinas sobre o impacto da música como redutor de ansiedade em crianças.

Para entrar no clima do Setembro Amarelo – mês de combate e prevenção ao suicídio, Serge e o projeto Saúde, Música e Alegria gravaram uma música especial, que compartilhamos aqui:

Como posso ajudar?