Carta Aberta à Porta dos Fundos

O Coren-SP repudia veementemente o conteúdo publicado pela produtora “Porta dos Fundos” em 9 de agosto, que aborda de forma desrespeitosa a diabetes, uma doença crônica que acomete aproximadamente 13 milhões de brasileiros, além de incentivar o uso indiscriminado da insulina, impactando em uma questão de saúde pública, à medida que pode causar danos à sociedade.

Além disso, o vídeo retrata em um de seus personagens a figura de um enfermeiro, responsável pela aplicação da insulina, ato que leva o outro personagem à morte no final da narrativa. É inadmissível que a categoria seja envolvida, mesmo que no âmbito da ficção, em situações que corroboram violações éticas no exercício profissional e, pior, atos que colocam em risco a vida do ser humano.

A enfermagem é uma profissão regulamentada pela Lei 7.498, de 25 de junho de 1986, e suas condutas estão sujeitas ao código de ética, conforme prevê a Resolução 564/2017, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A dignidade humana e a oferta de uma assistência segura e livre de erros estão entre os pilares que sustentam a prática profissional.

O Coren-SP reitera a sua indignação em relação à abordagem da produtora Porta dos Fundos, pois além de distorcer a compreensão à respeito de uma doença séria e fomentar práticas inconcebíveis, ainda fomenta a desvalorização da enfermagem, uma categoria composta por enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares, que, embora represente a maior força de trabalho na saúde e seja fundamental para a garantia do acesso à assistência nos diversos níveis do cuidado, ainda se depara com estigmas e a falta do devido reconhecimento.

Além disso, contraria o trabalho sério e os esforços despendidos por este Conselho, que busca dia a dia conscientizar os profissionais sobre boas práticas e a importância da formação permanente, no sentido de diminuir a incidência de erros e infrações éticas e proteger os cidadãos.

Exigimos a retratação imediata dos autores do vídeo por acreditarmos que influenciadores e formadores de opinião têm um papel fundamental de esclarecer e informar a sociedade, em uma era em a as “fake news” estão à serviço da desinformação.

Como posso ajudar?