Treinamento do CAPE com simulação de práticas assistenciais irá para o interior

A utilização do conhecimento científico, aliado às ferramentas tecnológicas, tem se mostrado cada vez mais eficiente na construção do processo ensino-aprendizagem na enfermagem, pois além de possibilitar a atuação do aluno em ambiente muito similar ao seu futuro ambiente de trabalho, também faz com que a prática possa desenvolver-se em diferentes cenários e oportunidades, ampliando, desta forma, o preparo e capacitação profissionais frente às necessidades do mercado de trabalho.

Frente a esta realidade, o COREN-SP propôs aos profissionais de enfermagem a oportunidade do desenvolvimento de suas competências, habilidades e atitudes com a criação do Centro de Simulação Realística, localizado no CAPE – Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem, desde agosto de 2009, a fim de atender não somente às exigências do mercado de trabalho da enfermagem, mas também possibilitar o treinamento frente às mais diversas situações.

O CAPE oferece aos profissionais e alunos de enfermagem o treinamento através da simulação prática realística, dispondo de laboratórios equipados com peças anatômicas e que utilizam recursos de alta tecnologia, criando desta forma um ambiente mais próximo da realidade, através de situações e “cases” que simulam o dia a dia da assistência de enfermagem nas instituições de saúde.

Após a execução das práticas, os alunos participam do “debriefing”, que é um momento de reflexão sobre a sua atuação no cenário, e onde são abordados os pontos principais com a finalidade de auto-avaliação e proposição de melhorias em sua atividade profissional.

Até o mês de novembro de 2010, o CAPE recebeu aproximadamente 20.000 profissionais e alunos de enfermagem nas suas dependências. Diante deste grande sucesso e adesão por parte dos alunos e profissionais, é que o COREN-SP mais uma vez inova na proposta de levar estas mesmas atividades rumo ao interior de São Paulo, possibilitando desta forma àqueles que residem em municípios mais distantes da sede o treinamento em locais mais próximos de onde vivem e trabalham.

Para que esta proposta ousada e inovadora no interior pudesse alcançar os mesmos resultados de nossa experiência na capital, foi firmada uma parceria com a empresa ANATOMIC, que disponibilizará para todas as atividades de simulação seus manequins e peças anatômicas.

Os encontros serão divulgados no site do COREN-SP e na página do CAPE, assim como a abertura das inscrições do público interessado, à partir do mês de março de 2011. Acompanhe pelo site www.coren-sp.gov.br

Desenvolver e aprimorar novos conhecimentos é essencial ao profissional para uma assistência de enfermagem segura e ética.

Parceiro viabiliza realização de treinamentos no interior

A Anatomic é uma empresa que distribui uma linha ampla de Simuladores Ginecológicos e Obstétricos, Emergências ACLS/RCP/EDA/BLS, Treinamento de Enfermagem, Exames e Treinamento Clinico, Modelos Anatômicos e Microscópios, possuindo distribuidores em todo território nacional.

Disponibiliza em sua sede, na cidade de Cotia, em São Paulo, assistência técnica altamente qualificada, treinamento de capacitação para seus clientes e show-room diversificado. Uma rede de assistência técnica autorizada está presente em todo Brasil.

“É nosso interesse contribuir ao sistema da saúde, para que cada vez mais profissionais da área conhecer produtos de qualidade para desenvolver melhor as suas habilidades”, afirma a diretora geral da Anatomic, Mônica Fang, a respeito da parceira da empresa com o Programa CAPE no Interior..