Terapia musical proporciona relaxamento a pacientes e familiares

A música pode ser uma grande aliada para proporcionar momentos de relaxamento não só ao paciente terminal, como também a seus familiares. É a conclusão de estudo publicado pela doutora em enfermagem Catarina Aparecida Sales na Revista da Escola de Enfermagem da USP, com base na pesquisa feita durante dois meses por sua equipe na Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR) com duas pacientes portadoras de câncer colorretal.

A pesquisa envolveu sete familiares de duas mulheres com tumores malignos, que já eram assistidos há cerca de um ano pelo projeto de extensão Cuidados Paliativos à Pessoa com Câncer e sua Família, do Departamento de Enfermagem da UEM. Os participantes responderam a questionários e tiveram suas reações observadas durante oito visitas com atividades musicais.

Segundo os pesquisadores, as duas famílias relataram que as doentes se encontraram mais bem dispostas e alegres depois do incentivo a ouvir música. Ainda de acordo com o artigo, participar da escolha do repertório permite ainda mais entusiasmo, porque reflete na pessoa a sua própria identidade e cria memória de sentimentos ligados aos eventos importantes da vida.

A explicação para o resultado positivo pode ser devido ao fato de a música proporcionar momentos de alegria e emoção, fazendo com que a angústia relacionada à doença ceda espaço ao entretenimento. “Vislumbramos ser possível a humanização do cuidado através da música, por contemplar os preceitos filosóficos e humanísticos dos cuidados paliativos”, avalia Catarina Sales no artigo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo é a assistência dada por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente portador de alguma doença crônica em estágio bastante avançado. O tratamento paliativo se dá por meio da prevenção e alívio do sofrimento, controle da dor e demais sintomas físicos, sociais e psicológicos.