SUS terá força de resgate para vítimas de desastres naturais

Os profissionais de Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS) terão a oportunidade de ajudar vítimas de desastres naturais. A criação de uma força-tarefa de resgate foi anunciada no dia 4 de fevereiro pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo Padilha, o governo já dispõe de cerca de 100 profissionais capacitados para essas situações de emergência. No entanto, diante da catástrofe provocada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde resolveu criar uma força-tarefa maior e mais profissional.

“Vamos profissionalizar, de forma planejada, a existência no Brasil, no conjunto da rede do SUS, de uma grande equipe nacional que possa ser mobilizada em situações de resgate, que seja capacitada regularmente e que cada hospital universitário tenha uma equipe como essa”, disse o ministro.

Além de profissionais do SUS em nível federal, estadual e municipal, a força de resgate terá membros das Forças Armadas e voluntários, que poderão se cadastrar em todo o país. De acordo com o ministro, quatro mil voluntários já se candidataram a ajudar. Eles serão treinados a cada três meses.