SOS Chuvas: Coren-SP e Cofen iniciam assistência à saúde mental dos profissionais no litoral norte

Como ferramenta de auxílio no combate aos danos causados pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo, o programa Enfermagem Solidária, idealizado pelo Cofen e em parceria com o Coren-SP, iniciou na última segunda-feira (6), em São Sebastião, o atendimento direcionado à saúde mental dos profissionais de enfermagem afetados.

Conselheiros do Coren-SP e equipes de resposta rápida do Cofen seguem encaminhando esforços necessários para atendimento das demandas

Conduzida pelos enfermeiros especialistas em saúde mental, Maria do Socorro Mota, Lucielena Maria de Sousa Garcia e Jamyson Souza Macedo, as consultas ocorreram no Hospital de Clínicas da Costa Sul e nas Unidades de Saúde I e II de Boiçucanga, Juquehy, Camburi e Barra de Sahy, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e oferecer escuta ativa e qualificada.

Apoio emocional e troca de ideias são fundamentais para fortalecimento da rede de apoio

O conselheiro Eugenio Dantas acompanhou as demandas e falou sobre a importância da proximidade do conselho nessas atividades de acolhimento. “O Coren-SP destaca a importância das práticas de garantia da saúde física e mental dos profissionais como ferramenta para recuperação do bem-estar da população”.

Segundo Dorisdaia Humerez, coordenadora do programa Enfermagem Solidária, as motivações para realização da iniciativa se deram a partir das consequências negativas trazidas pelo desastre. “As chuvas torrenciais e deslizamentos trazem, além das perdas materiais, a sensação de vulnerabilidade, que pode ser traumática”, comenta.

Saiba mais: