Seminário em Salvador destaca história da Enfermagem no Brasil

No dia 18 de maio, em Salvador, foi aberto o I Seminário Nacional de História da Enfermagem. Organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem como parte da programação da Semana Brasileira de Enfermagem, o evento reuniu profissionais de todo o país para apresentar e debater temas do passado e do presente da profissão.

A programação científica teve início com a apresentação da conferência “A vida de Anna Nery”, proferida pela Dra. Maria da Luz Barbosa Gomes, da Escola de Enfermagem Ana Neri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua exposição, a conferencista traçou a vida de Anna Nery, desde seu nascimento, passando por sua história familiar e seu engajamento para prestar serviços na Guerra do Paraguai, em 1865.

Já a mesa que tratou da trajetória da enfermagem no Brasil e na Bahia, a Dra. Taka oguisso, da Escola de Enfemagem da USP, fez o resgate histórico de todos os nomes que estiveram ligados a práticas do cuidar, dese época do descorbrimento do Brasil, no século XIV. A dra. Ivone Cabral, da Associação Brasileira de Enfermagem, traçou a trajetória da ABEn na história da enfermagem moderna do país. A dra. Jocélia Fernandes, da Universidade Federal da Bahia, , mostrou ao público a contribuição das enfermeiras baianas para a enfermagem nacional.

A formação acadêmica do enfermeiro também foi tema debatido pelos participantes do Seminário. O início e evolução da implantacão dos cursos de graduação e programas de pós graduação em todo o país até os tempos atuais, foi apresentado pela Dra. Alacoque Erdman.

As perspectivas e tendências da enfermagem brasileira foram apresetadas pela presidente da ABEn Nacional, Dra. Maria Goretti David Lopes. Em sua apresentação, Goretti destacou a recente reaproximação de ABEn e COFEN e as parcerias firmadas, decorrentes deste processo, mostrados como indicativos de desenvolvimento e crescimento para a categoria.