Semana da Enfermagem: Coren-SP realiza eventos oficiais pelo interior e grande São Paulo

A partir do dia 13/5, iniciaram-se os eventos do interior do estado e da Grande São Paulo da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-SP em parceria com a ABEn-SP, com o evento de Presidente Prudente, realizado no auditório da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) na parte da manhã.

No dia 13/5, segunda-feira, também foi realizado o evento de Botucatu. No dia seguinte (14/5), houve a comemoração oficial do Coren-SP e da ABEn-SP em Marília, São José do Rio Preto e Campinas. No dia 15/5, quarta-feira, foi a vez dos eventos das subseções de Araçatuba, Santo André e Santos e na quinta-feira (16/5), Osasco, Guarulhos e São José dos Campos.

Confira abaixo como foram alguns desses eventos:

Presidente Prudente

O evento de Presidente Prudente contou com a presença do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, e dos conselheiros Djalma Rodrigues, Fernando Henrique Vieira Santos e Kenny Ramponi.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, palestra no evento de Presidente Prudente

Na mesa de abertura, o presidente do Coren-SP fez um discurso otimista em relação ao futuro da profissão, e alertou os estudantes da UNOESTE sobre a importância de sempre se atualizarem, mesmo após formados: “O céu é o limite para nós, desde que saibamos fazer a diferença. Se vocês se formarem e buscarem apenas o atendimento padrão, a profissão não poderá oferecer a vocês tudo o que ela pode oferecer. É importante buscarem sempre atualizações profissionais e se comprometerem com a sociedade para chegar até onde vocês quiserem chegar. Os profissionais brasileiros tem sido, inclusive, muitos requisitados para trabalharem no exterior em razão da excelência da formação e capacidade de acolhimento da enfermagem brasileira”, colocou.

Além de Sérgio, participaram da mesa de abertura a professora Larissa Sapucaia Esteves, como representante da Unoeste; Juliana Gouvêa, gestora técnica de área da subseção de Presidente Prudente; Mariana Vastag, docente da Unoeste e membro do Grupo de Trabalho (GT) de enfermagem em saúde mental do Coren-SP.

Este ano, o tema central da Semana da Enfermagem do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem é “O impacto da tecnologia para o futuro da enfermagem, formação, ética e cuidado”.

O conselheiro Kenny Ramponi falou sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2024 em Presidente Prudente

Em Presidente Prudente, a palestra com o tema central foi feita pelo conselheiro Kenny Ramponi.

Kenny iniciou a palestra com uma pergunta para reflexão da plateia: “Será que a tecnologia substitui a essência da enfermagem que é cuidado? Será que seremos substituídos?”

A conclusão do conselheiro foi que a enfermagem jamais será substituída por máquinas, embora as tecnologias possam e devam ser utilizadas pelos profissionais para melhorar a qualidade e a capacidade de cuidado oferecido pelos profissionais.

Os conselheiros Fernando Vieira Santos e Kenny Ramponi em Presidente Prudente

“Tecnologia é tudo o que vem trazer resolutividade para nossas práticas e agilidade no nosso processo de trabalho”, colocou Kenny.

O conselheiro ainda deu os exemplos de grandes expoentes da enfermagem mundial e brasileira: Florence Nightingale e Wanda de Aguiar Horta como exemplos de mulheres inovadoras, empreendedoras e ligadas à tecnologia (embora não à tecnologia como compreendida atualmente).

O evento de Presidente Prudente ainda contou com palestras de Carol Basílio com o tema “Saúde mental dos profissionais de enfermagem” e da professora doutora Elaine Negri, com o tema “Simulação realística e tecnologia no ensino”.

Marília

No dia seguinte, o presidente do Coren-SP participou do evento de Marília, ao lado dos conselheiros Djalma Rodrigues, Natali Petri e Cláudia Satiko.

A mesa de abertura contou com a participação de Sérgio Cleto e da presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno, além de Suelaine Brussia como representante da prefeitura; Elio Ajeka, vereador e Isabel Cristina Stefano, representante do Departamento Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

Semana da Enfermagem de Marília

“O tema da ABEn-SP para a Semana da Enfermagem deste ano diz respeito ao rompimento de bolhas. E o que são bolhas? São nossas caixinhas de comodidade, que precisamos vencer para realmente mudarmos. É importante romper essas bolhas para identificar a participação de vocês nas entidades de classe”, colocou Ana Lygia.

A presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Melaragno

Em Marília, a palestra com o tema central da Semana da Enfermagem 2024 foi feita pelo presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, que falou de sua experiência em terapia intensiva e nefrologia.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, na Semana da Enfermagem de Marília

“A tecnologia começou a trazer um suporte para a terapia intensiva e o profissional que assumiu isso foi a enfermagem, ele é o profissional por excelência que comanda o uso da tecnologia. É importante a gente lembrar que a tecnologia nunca substituirá a enfermagem, mas sempre irá nos auxiliar”, colocou.

A conselheira Natali Petri finalizou o evento com a palestra “Autoliderança e posicionamento da enfermagem”.

A conselheira Natali Petri palestrou em Marília

Entre os ensinamentos de Natali, esteve o de que todo profissional é, em essência, um líder e deve utilizar essa liderança de modo a impactar positivamente seus colegas e seu entorno. “Todos estamos aqui para influenciar nossos colegas para fazermos uma enfermagem de excelência, com o melhor que temos: a criatividade e a vontade de fazer a diferença”

Natali também trouxe a importância do autoconhecimento, utilizando para isso a ferramenta dos tipos de personalidade DISC: dominante, influente, estabilidade e conforme.

São José do Rio Preto

Em São José do Rio Preto, o evento da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-SP e da ABEn-SP foi realizado no Teatro Municipal Paulo Moura.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, e os conselheiros Luana Garcia, Patrícia Crivelaro, Djalma Rodrigues e Márcio Bispo participaram da atividade.

Semana da Enfermagem de São José do Rio Preto

A mesa de abertura contou com a participação de Sérgio Cleto e também da gestora técnica da subseção de São José do Rio Preto, Milena Vilalva; da superintendente assistencial da FUNFARME, Isabela Frutuoso; da coordenadora da graduação em enfermagem da UNIP, Graziela de Oliveira; da coordenadora da graduação em enfermagem da FAMERP, Beatriz Barco e da coordenadora de cursos do SENAC, Angelina Baruffi.

A conselheira Patrícia Crivelaro fez uma palestra em São José do Rio Preto sobre o aspecto comportamental

A palestra com o tema central da Semana da Enfermagem 2024 foi feita pelo presidente do conselho, Sérgio Cleto.

O evento ainda contou com palestra da conselheira Patrícia Crivelaro, com o tema “A enfermagem de impacto: ferramentas para elevar sua performance”.

Os conselheiros Patrícia Crivelaro, Luana Garcia e Márcio Bispo

Patrícia contou um pouco de sua história pessoal e explicou estratégias que podem ser utilizadas para que um profissional alcance seus objetivos de forma mais direta e eficaz.

“Ninguém rompe bolhas fazendo as mesmas coisas todos os dias. Isso é zona de conforto e não traz a nós a evolução que buscamos”, colou Patrícia.

A conselheira destacou bastante o tema das crenças limitantes, que são um problema para um profissional que busca alcançar objetivos elevados. “Não espere ninguém acreditar em você. O que te impede de prosseguir, o que te limita?”, refletiu.

Guarulhos

Em Guarulhos, o evento da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-SP e da ABEn-SP foi realizado no dia 16/5 no auditório da faculdade ENIAC e teve a participação do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto; do primeiro-secretário, Wagner Batista; do segundo-secretário, Mauro Antônio Pires Dias da Silva e dos conselheiros Valdenir Mariano, Natali Petri, Ivan de Lima Santana e Edson José da Luz. O primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), James Francisco dos Santos, também prestigiou a atividade.

O primeiro-secretário do Coren-SP, Wagner Batista

O conselheiro Valdenir Mariano, morador de Guarulhos, foi um dos componentes da mesa de abertura. Em sua fala, ele afirmou: “É um orgulho compor esta gestão do Coren-SP. Como profissional de enfermagem de Guarulhos é motivo de orgulho ver a excelência do trabalho de cada um de nós”.

O presidente do Coren-SP fez uma palestra com o tema central da Semana da Enfermagem 2024: “O impacto da tecnologia para o futuro da enfermagem, formação, ética e cuidado”.

Sérgio Cleto fez questão de destacar o aspecto científico da enfermagem: “Hoje a enfermagem é ciência e temos uma preocupação de sair do empirismo e levar as altas tecnologias, sempre ajudando e capacitando nossos profissionais nos pilares da ciência. Temos que entender a enfermagem como protagonista de novas tecnologias”.

O segundo-secretário do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva fez a palestra magna do evento, falando sobre o tema “O impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem: formação, ética e cuidado”.

Mauro Pires falou sobre o impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem

Entre outros temas desenvolvidos pelo segundo-secretário do Coren-SP, esteve uma explicação das tecnologias: dura, média e leve. “Tecnologia serve para diminuir o gasto de energia e aumentar a eficiência dos profissionais. No entanto, robôs, por exemplo, não têm sensibilidade, portanto servem sim como nossos auxiliares mas jamais substituirão os profissionais de enfermagem”.

O auditório da ENIAC teve lotação máxima. Na foto, a conselheira Natali Petri faz sua palestra para o auditório cheio

A conselheira Natali Petri, por sua vez, falou sobre o tema “Gestão de conflitos”. Em sua fala, a conselheira explicou sobre os diversos perfis psicológicos e sobre lidar com cada um deles. Ela também destacou as diferentes gerações: boomers, X, Y, e Z e como são determinantes no comportamento dos indivíduos. “É necessário que conheçamos o perfil das pessoas com quem nos relacionamos para que evitemos conflitos e saibamos nos relacionar com os diferentes tipos”, colocou.

A profissional Viviane Haddad, diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos fez uma exposição de experiências exitosas conduzidas por profissionais de enfermagem da rede municipal guarulhense.

O conselheiro Edson José da Luz; o gestor técnico Osvaldo Bagli e os conselheiros Ivan Santana e Valdenir Mariano

Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda sobre empreendedorismo com a participação de James Francisco dos Santos, conselheiro federal e representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); André Kazukas, procurador do Coren-SE e Natália Augusto, empreendedora e enfermeira esteticista.

André Kazukas, James Francisco dos Santos e Natália Augusto falaram sobre empreendedorismo e legislação

“É muito importante estarmos pautados dentro dos princípios éticos e legais quando lidamos com empreendedorismo. É necessário conhecermos as leis para podermos empreender de forma segura para nós mesmos e para nossos pacientes”, colocou James Francisco.

O evento encerrou-se com palestras de Dyanna Cardoso, com o tema “Desperta, Enfermagem!” e da professora Andréia Coriolano, da ENIAC, que falou sobre a utilização educativa da tecnologia e dos simuladores realísticos.

Galeria de fotos

Galeria de fotos 2

Saiba mais