Semana da Enfermagem: Coren-SP promove caminhada contra violência em Santo André

Os profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes – são fundamentais para a garantia de uma assistência segura e de qualidade nos serviços de saúde. Eles estão 24 horas por dia ao lado dos pacientes e em todas as fases, desde o nascimento, até os últimos dias de vida. A Semana da Enfermagem, promovida entre 9 e 30 de maio, pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) está realizando atos públicos e debates que evidenciam a importância da categoria, com o tema “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”.

Em Santo André, haverá, no dia 27 de maio, um grande ato público de combate à violência contra profissionais de enfermagem. Pesquisa realizada pelo Coren-SP revelou que 77% dos profissionais de enfermagem já sofreram violência no ambiente profissional. Os pacientes e seus acompanhantes correspondem a 66,5% dos agressores, o que mostra a importância de conscientizar a sociedade.

Em caminhada, partindo da Praça do Carmo e com destino ao IV Parque Centenário, profissionais de enfermagem e estudantes vestidos de branco e carregando faixas disseminarão a cultura da paz, mostrando à população que a violência prejudica o atendimento e não resolve os problemas dos sistemas de saúde. “Não podemos encarar a violência como algo comum em nosso cotidiano. Ela gera um ciclo que prejudica os profissionais e a própria população”, diz a presidente do Coren-SP, Fabíola Campos.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Santo André e tem a presença confirmada do prefeito Paulo Serra.

Enfermagem Faz Parte da Vida

O mote oficial das comemorações em todo o Brasil é a Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado. O estado de São Paulo seguirá esse tema, adotando a frase “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com atividades e palestras com grandes nomes da área. As atividades serão realizadas no interior, Grande São Paulo, litoral e capital.

A campanha destaca os momentos em que os profissionais de enfermagem participaram da vida das pessoas, durante o nascimento de um filho, por exemplo, em uma cirurgia, ou quando um familiar querido esteve doente.

Violência Não Resolve

Lançada em 2015, a campanha Violência Não Resolve, do Coren-SP, tem como objetivo combater a epidemia de violência praticada contra profissionais de enfermagem no exercício da profissão. A iniciativa visa conscientizar a sociedade e também dialogar com gestores públicos e órgãos de segurança sobre a proteção e o acolhimento das vítimas.

Caminhada contra a violência

Data:   27/05

Local:  Praça do Carmo  (concentração na concha acústica de Santo André)

Dispersão: Praça IV Centenário