Segurança em emergências, centros cirúrgicos e central de material foram alguns destaques da programação do Fórum de Enfermagem

As situações de urgência e emergência são rotina para profissionais que atuam em viaturas e bases de atendimento pré-hospitalar ou pronto-socorros. Mas como os profissionais que atuam em hospitais – onde o ritmo da assistência é diverso daquele realizado pelas equipes de APH – podem estar preparados e garantir a segurança do paciente em situações de emergência? Previsão e planejamento são as respostas oferecidas durante a palestra Promovendo a Segurança do Paciente durante o cuidado de emergência, da Dra. Cláudia Laselva, durante o 1º Fórum de enfermagem – Segurança do Paciente.

Ainda durante a manhã, a vice-presidente da SOBECC, Dra. Marcia Hitomi Takeiti abordou o tema A segurança em central de material. Em sua apresentação, a enfermeira destacou a importância da limpeza e da desinfecção adequadas dos instrumentais como uma questão primordial para a segurança do paciente.

Tecnologia da Informação

Na Sala A, a palestra A Tecnologia da Informação e a Segurança do Paciente, proferida pela Profa. Dra. Heimar Marin, da Universidade Federal de São Paulo, acendeu a discussão sobre as possibilidades e dificuldades da implantação de sistemas informatizados na saúde como forma de prevenir eventos adversos.

À tarde, a mesa redonda Intervenções para cirurgia segura tratou do tema sob três aspectos: o cirurgião do HC da Universidade Federal de Pernambuco, Dr. Edmundo Ferraz, abordou assunto Políticas Públicas; na sequência a presidente da SOBECC, Dra. Janete Akamini, apresentou a palestra Competências dos profissionais de enfermagem; para finalizar a mesa redonda, a Dra. Márcia Martins, do Hospital das Clínicas (SP), concluiu com os Desafios para implantação.

Ao final das atividades científicas do dia, o palestrante Mário Sérgio Cortella atraiu os participantes do Fórum para uma palestra motivacional. Mário Sérgio enfatizou a perseverança feminina, comparando esta característica a figuras como Chico Xavier e Nelson Mandela.