Saúde alerta para maior incidência de varicela

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo emitiu alerta preventivo contra a varicela, cuja transmissão é facilitada pelas temperaturas mais altas da primavera.

De acordo com Telma Regina Carvalhanas, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória, do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, “é necessário manter o paciente muito bem higienizado. As lavagens de mãos têm que ser excessivas para evitar que as bolhas se contaminem e infecções mais graves aconteçam”.

A Secretaria também recomenda que o paciente use roupas leves para aliviar as coceiras e que ele consuma alimentos leves e muito líquido.

Em 2010 o Estado de São Paulo registrou 39.043 casos da doença e até julho de 2011 foram registrados 1.413. O pior ano da doença no estado foi 2003, com 51,6 mil casos. Geralmente benigna, a doença atinge principalmente crianças.

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto, através da saliva ou secreções respiratórias, ou por contato com o líquido do interior das vesículas e portanto os infectados pelo vírus da catapora precisam ter especial atenção com as condições de higiene da pele e também se alimentar bem.