Roda de Conversa sobre Atenção Básica reúne profissionais em Botucatu

Botucatu recebeu na última sexta-feira (14/9) a quinta edição da Roda de Conversa sobre Atenção Básica, que o Coren-SP vem realizando em 2018. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Galileu e reuniu profissionais de cidades como Botucatu, Barra Bonita, Tarumã, Cerquilho e Santa Isabel.

Profissionais de enfermagem da região de Botucatu debateram as vertentes da Atenção Básica em mais uma roda de conversa

A mesa-redonda “Novos (Velhos) Desafios na Política Nacional da Atenção Básica e a Inserção da Enfermagem Neste Contexto”, moderada pela conselheira Wilza Carla Spiri, deu início ao evento.

Maria Justina Dallabernardino Felipe (coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Galileu), Daniela Cristina Silva (coordenadora das estratégias de Saúde da Família de Botucatu), Mariana Cristina Augusto Belver Fernandes (chefe técnica da subseção Botucatu do Coren-SP), Rosana Aparecida Garcia (conselheira do Coren-SP) e Marli Cassamassimo Duarte (docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu)

Na sequência, foram ministradas as palestras “A Nova PNAB e o Impacto no Sistema Único de Saúde: Implicações Para as Práticas Profissionais de Saúde”, realizada pela conselheira Rosana Aparecida Garcia; “Estratégia Saúde da Família: Avanços e Desafios no Município de Botucatu”, realizada pela enfermeira Daniela Cristina da Silva; e “Política Nacional de Imunização: Avanços e Desafios”, realizada pela enfermeira Marli Terezinha Cassamassimo.

Daniela Cristina Silva, Marli Cassamassimo Duarte, Wilza Carla Spiri, Maria Justina Dallabernardino Felipe, Cláudio Silveira (vice-presidente do Coren-SP), Mariana Augusto e Rosana Garcia

“Foi um debate muito singular trazido pelas cidades presentes, em relação ao exercício profissional e ao atual desfinanciamento do Sistema Único de Saúde. Os profissionais presentes ousaram trazer temas que são atuais e precisam ser enfrentados pela enfermagem enquanto profissão cidadã”, analisou Rosana Garcia, que também foi uma das idealizadoras do evento.

Maria Justina Dallabernardino Felipe, Antônio Mendes Júnior (Diretor Geral da Faculdade Galileu), Wilza Spiri e Rosana Garcia

Rodas de conversa

A próxima edição da Roda de Conversa sobre Atenção Básica vai discutir a atuação nos consultórios de rua e acontece em São Paulo no próximo dia 21/9 (sexta-feira). Inscrições gratuitas aqui.

Profissionais se reúnem para debater a inserção da enfermagem na atenção básica