Reunião discute pronto-atendimento nas partidas de futebol da Federação Paulista

O COREN-SP participou de reunião entre a Federação Paulista de Futebol – FPF e a Associação das Empresas de Ambulâncias – Asseman, dia 30 de janeiro, para tratar do cumprimento do Estatuto do Torcedor e da Resolução COFEN nº375/2011. O Estatuto determina que a entidade responsável pela organização da competição disponibilize um médico e dois enfermeiros para cada 10 mil torcedores presentes à partida, além de uma ambulância. Já a Resolução citada estabelece que a assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima), destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente seja desenvolvida na presença do Enfermeiro ou sob supervisão do mesmo.

O presidente da Assemam Ercival Wilton Marques e o diretor de Fiscalização Médica da associação Weder Elias Fogaça Bernal entregaram ao Diretor de Segurança e Prevenção da FPF, Marcos Cabral Marinho de Moura, documento com a relação detalhada de itens que devem ser observados no momento da contratação de uma empresa, tanto em relação à equipe médica e de Enfermagem quanto à ambulância, equipamentos e insumos. A advogada do COREN-SP, Jamille Mattisen, lembrou ainda que além dos campeonatos estaduais e nacionais, São Paulo vai ser sede da abertura da Copa do Mundo e que é preciso que a legislação brasileira seja respeitada.

Cabral disse, durante a reunião, que a Federação está atenta ao cumprimento do Estatuto do Torcedor e que vai repassar aos clubes orientações sobre a necessidade de verificar a procedência das informações das empresas contratadas, além da qualidade do serviço prestado. Gilson Falconi, diretor executivo da Asseman, ressaltou que a preocupação é com a saúde pública. “Temos observado algumas irregularidades e queremos moralizar isso”, afirmou.

A reunião contou ainda com participação da chefe da Fiscalização do COREN-SP, Monique Cavenaghi, e do advogado Álvaro Russo, da Asseman, entre outros representantes da associação.

A partir da esquerda: Monique Cavenaghi, chefe da Fiscalização do COREN-SP; Weder Elias Fogaça Bernal, diretor de Fiscalização Médica da Assemam; Jamille Mattisen, advogada do COREN-SP; Marcos Cabral Marinho de Moura, Diretor de Segurança e Prevenção da FPF e Gilson Falconi, da Assemam