Representantes da Saúde planejam infraestrutura para a Copa de 2014

Representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Saúde Suplementar e das cidades e Estados que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 discutem em Fortaleza ações de saúde para o planejamento das cidades-sede. O objetivo do encontro, que termina hoje (5/8), é apresentar o estado atual da rede de atenção à saúde e ações desenvolvidas para garantir qualidade no atendimento aos usuários durante os jogos.

Construção de hospitais, organização do atendimento de urgência e emergência e capacitação de pessoal estão entre as ações planejadas durante encontro. De acordo com a Anvisa, a preparação para a Copa possibilitará o estabelecimento de um plano nacional para grandes eventos, a melhoria do monitoramento do risco sanitário e a ampliação do investimento em infraestrutura para assistência à saúde.

Para Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Câmara temática de Saúde, a Copa deverá acelerar a implementação de melhorias na infraestrutura dos serviços de saúde no âmbito do SUS, que ficarão como legados para o país.

Haverá também priorização do desenvolvimento de capacidade básica de vigilância sanitária nos pontos de entrada do país, como portos, aeroportos e fronteiras. A atenção está voltada para a segurança dos alimentos, o monitoramento da qualidade dos serviços de saúde públicos e privados e a identificação de situações que possam representar riscos para os turistas e os moradores de cada cidade-sede.

Esta é a terceira reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa de 2014. Os dois primeiros encontros foram realizados em Brasília. A proposta é que as reuniões sejam itinerantes e ocorram nas 12 cidades-sede.