Projeto ‘Coren-SP Com Você’ vai a Presidente Prudente com palestras e atendimento presencial a profissionais de enfermagem

Nos dias 11 e 12 de julho (terça e quarta-feira), profissionais de enfermagem de Presidente Prudente e região tiveram a oportunidade de prestigiar o evento Coren-SP Com Você, que foi realizado no anfiteatro do Hospital Regional.

Contando com palestras de interesse dos profissionais, o evento tratou de temas como Inteligência Emociona, Transição de Cuidados, Desnutrição Hospitalar e Registro de Enfermagem, entre outros.

O presidente do Coren-SP fez a abertura oficial dos eventos em Presidente Prudente

Na manhã do dia 11, a abertura oficial dos eventos foi feita pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, que foi a Presidente Prudente prestigiar o Coren-SP Com Você. Os conselheiros Sérgio Cleto, Wagner Batista, Ivany Baptista, Cláudia Satiko e Jordevan Queiroz também prestigiaram o Coren-SP Com Você durante os dois dias de atividades.

Conselheiros, palestrantes e profissionais da equipe de enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente durante o evento ‘Coren-SP Com Você’

Em sua fala, James destacou algumas das ações atuais do Coren-SP, como a fiscalização: “Hoje, como conselho, somos muito preocupados com a questão do subdimensionamento. O acerto do dimensionamento das unidades de saúde contribui para uma assistência com mais qualidade para o paciente e menos sobrecarga para o profissional. Esse é um trabalho que desenvolvemos em parceria com as gestões dos hospitais”, colocou.

Carolina Vastag trouxe insights importantes sobre Inteligência Emocional

A enfermeira Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira, pós-graduada em enfermagem psiquiátrica, professora do curso de medicina da Unoeste e membro do Grupo de Trabalho (GT) de enfermagem em saúde mental do Coren-SP, fez a segunda palestra da manhã. O tema da aula de Mariana foi “Inteligência Emocional e Relacionamento Interpessoal na Enfermagem”.

“Na enfermagem falamos muito de doenças, mas falamos pouco do cuidado do próprio profissional. A partir do momento em que deixamos de nos sentir tocados pelo sofrimento humano dos nossos pacientes, precisamos procurar ajuda pois esse é um dos sinais de que há algo de errado conosco”, alertou Mariana.

Ainda dentro do tema de que o profissional deve estar se sentindo bem para poder oferecer o melhor cuidado ao outro, Mariana também destacou que “Cuidar é mais que um ato, é uma atitude que abrange mais que momento de atenção, de zelo e de desvelo, representa uma ocupação, preocupação de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”.

Já Cláudia Satiko falou sobre Desnutrição Hospitalar

O importante tema “Desnutrição Hospitalar” foi trazido pela conselheira Cláudia Satiko, especialista em nutrição parenteral e doutora pela Escola de Enfermagem da USP.

Um dos aspectos mais chamativos da palestra foram os indicadores de Desnutrição Hospitalar trazidos por Cláudia.

“Na América do Sul, a desnutrição pode chegar a 66% nos pacientes cirúrgicos 56% nos pacientes críticos e até 73% nos pacientes que estão hospitalizados. Muitas vezes o paciente com risco de desnutrição não aparenta esse risco. Temos que atentos aos hábitos alimentares dele e a fatores como o Índice de Massa Corpórea (IMC) abaixo de 19 que pode indicar maior propensão à desnutrição“, afirmou.

Cláudia colocou também que a cada 1 real gasto em nutrição adequada para um paciente, o sistema de saúde recupera 4 reais em forma de prevenção de doenças e agravamentos, mostrando que o cuidado com a nutrição hospitalar é também uma questão de economia de recursos.

Ivany Baptista detalhou a importância da realização correta e metódica do Registro de Enfermagem

A conselheira Ivany Machado de Carvalho Baptista palestrou sobre Registro de Enfermagem. Ela destacou algumas das características que garantem uma boa anotação de enfermagem: “Para uma assistência de qualidade, o profissional de saúde precisa de acesso a informações e realizar anotações corretas, organizadas, seguras, completas e disponíveis”.

E qual o objetivo de anotar as ações de enfermagem? Ivany explicou: defesa jurídica do profissional em caso de processo, atendimento às legislações vigentes, segurança dos profissionais, garantir a continuidade da assistência, segurança do paciente, auditoria e ensino e pesquisa”.

O evento foi finalizado com um relato de experiência de sucesso. A enfermeira Querem-Hapuque Soares falou sobre “A implantação da transição de cuidados hospital-domicílio em um hospital de alta complexidade”.

Querem-Hapuque Soares relatou experiência exitosa de programa de Transição do Cuidado

Querem explicou o que é a transição de cuidados e como ela foi implementada no Hospital Regional de Presidente Prudente.

“A transição de cuidados é um conjunto de ações que visam à coordenação e à continuidade do cuidado, como a transferência entre diferentes locais ou entre diferentes níveis de cuidado”, explicou a jovem enfermeira ao falar sobre seu trabalho.

Querem deixou claro que por meio da transição, o paciente continua recebendo o cuidado mesmo após a alta hospitalar e esse acompanhamento acaba por impactando positivamente no seu prognóstico e recuperação, prevenindo o surgimento de complicações pós-hospitalares.

No segundo dia de evento, as mesmas atividades foram realizadas para um grupo diferente de profissionais.

O conselheiro Sérgio Cleto encerrou o evento com agradecimentos ao Hospital Regional de Presidente Prudente e aos profissionais de enfermagem que compareceram ao ‘Coren-SP Com Você’

No encerramento da atividade no dia 12, o conselheiro Sérgio Cleto, que é da região de Presidente Prudente, agradeceu aos profissionais e ao Hospital o Regional de Presidente Prudente pela acolhida: “agradeço ao hospital por ter aberto as portas para o nosso evento e a vocês, profissionais, que vieram prestigiar esta atividade. Saibam que o conselho está à disposição de vocês e tem atuado como parceiro da enfermagem do estado de São Paulo”.

Os conselheiros Jordevan Queiroz e Cláudia Satiko durante os atendimentos do projeto ‘Conselheiro Participativo’

Durante os dois dias de eventos, os conselheiros ainda realizaram atendimento presencial aos profissionais de enfermagem de Presidente Prudente em uma sala próxima ao anfiteatro do hospital. Os atendimentos, como parte do projeto Conselheiro Participativo, permitiram que profissionais fizesse as renovações de Carteiras de Identidade Profissional vencidas e acordos de conciliação de dívidas com o Coren-SP.

Galeria de imagens

Saiba mais