Presidente do Coren-SP participa de posse de diretoria da SBED

No dia 18 de janeiro, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, participou da posse de diretoria biênio 2020-2021 da Sociedade Brasileira de Estudo de Dor (SBED). Além de apresentar os novos membros, o evento demonstrou o planejamento estratégico e destacou os desafios do protagonismo da profissão frente à sociedade.

Renata Pietro ao lado do Comitê de Práticas Integrativas

“A enfermagem é porta de entrada dos cuidados com o ser humano, principalmente quando nos referimos à dor. Por isso, para que possamos atender a demanda desses pacientes, é necessária a formação das equipes de trabalho multidisciplinares. Esses profissionais não irão somente ajudar pacientes, como, também, auxiliarão na construção de estudos e políticas para melhorias na prática da assistência. A parceria entre o Coren-SP  e SBED trará muitos benefícios para  disseminar essa importância entre os profissionais e a comunidade”, ressalta Renata Pietro, que compôs a mesa de abertura do evento.

Durante a cerimônia, estiveram presentes a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin), Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sociedade Brasileira de Estudo de Cannabis (SBEC) e Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc).

A enfermeira e professora adjunta da escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Célia Maria de Oliveira, faz parte da nova composição da SBED. Segundo ela, a enfermagem é uma área cuja contribuição pode ser fundamental para os campos de estudo sobre a dor. “A enfermagem é uma profissão fundamental na área de estudo da dor. É o enfermeiro que acompanha o usuário em todos os espaços, durante todo o processo assistencial”. 

Ao lado da presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e do vice Cláudio, Célia deu um feedback positivo da participação do Coren-SP

Para a enfermeira, doutora e representante da Comissão do Estatuto de  Regimento e Regulamento da SBED, Maria Belén Salazar, a participação do Coren-SP foi um verdadeiro motivo para se orgulhar. “A presença da Renata é um orgulho, porque ela fortaleceu a identidade da enfermagem com uma postura extremamente profissional que nos satisfaz profundamente”, finaliza.

Enfermeira, doutora e representante da Comissão do Estatuto de  Regimento e Regulamento da SBED, Maria Belén Salazar

Mais sobre a SBED

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo no dia 22 de outubro de 1982. Atualmente a SBED encontra-se empenhada em cumprir alguns objetivos de vital importância. Entre eles o programa amplo de educação continuada de dor, a implantação de normas para funcionamento de centros de treinamentos em dor e titulação dos especialistas já existentes, a inclusão nos currículos de graduação e pós-graduação do tema dor, valorização das regionais, edição do livro texto da SBED, valorização da revista Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica, reformulação e atualização do web site da SBED, entre outros.