Pesquisa traçará perfil da Enfermagem no país

O Ministério da Saúde lançou nessa quarta-feira (14) pesquisa que identificará o perfil dos profissionais de Enfermagem no país. O estudo será realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e entidades médicas parceiras, com o apoio financeiro e técnico do Ministério da Saúde. A estimativa é de que participação da pesquisa cerca de 53,5 mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

A pesquisa, que deverá ser concluída em dois anos, foi oficialmente lançada durante reunião plenária do Conselho Nacional de Saúde, que contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atual presidente do colegiado.

A coordenação geral do estudo está sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Também participam da coordenação e execução da pesquisa o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Federação Nacional de Enfermagem (FNE).

Metodologia
O estudo abrange as três categorias da Enfermagem profissionais de nível superior (enfermeiros), médio (técnicos) e fundamental (auxiliares), que, somados aos médicos, representam cerca de 70% da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados da pesquisa serão levantados por questionários encaminhados pelo Cofen. Também serão considerados dados cadastrais e outras informações fornecidas pelo Conselho.

O questionário da pesquisa é divido em seis blocos que abordam temas diversos, tais como identificação sócio-econômica, formação profissional, acesso à informação técnico-científica e satisfação no trabalho. Os dados erão consolidados e analisados pela Fiocruz.