Oficina sobre feridas abre o Programa CAPE ao seu alcance

Com a oficina sobre feridas o COREN-SP deu início às atividades do Programa CAPE ao seu alcance, formato que veio para substituir o antigo Programa Portas Aberta – PPA. Segundo a conselheira do COREN-SP e gestora do CAPE, Marlene Uehara Moritsugu, o CAPE ao seu alcance traz uma nova forma de treinamento com a utilização de instrumentos que reforçam o conteúdo teórico. “O PPA realizava palestras sem demonstrações, já o CAPE ao seu alcance agrega os recursos tecnológicos disponíveis no CAPE, como bonecos, simuladores e maquiagem realística, para enriquecer o ensino”, destaca. A intenção do Conselho é realizar três edições do CAPE ao seu alcance por mês, estendendo o programa também para outros municípios, ampliando o acesso dos profissionais aos recursos disponíveis no CAPE.

A estreia do CAPE ao seu alcance aconteceu na manhã de hoje, dia 17, no auditório da sede do COREN-SP, com a oficina Novas tecnologias no tratamento de feridas. O que há de novo?, ministrada pelo o enfermeiro da Associação Brasileira de Estomaterapia, Jessé de Souza Ferreira. O palestrante fez um resgate histórico de práticas de curativos, ressaltando que os antigos egípcios já possuíam um conhecimento primário sobre o tratamento de feridas e que há dois mil anos, na Índia, o tratamento de feridas tinha ênfase na limpeza das lesões. Nos século XIX já se usava tecidos de linho para curativo e que a partir do século XX iniciou-se o uso de antissépticos e curativos mais complexos, mais semelhantes daquilo que é usado hoje.

Com relação às novas tecnologias, Jessé destacou que conhecer bem as feridas é fundamental para saber usá-las. O palestrante exemplificou os diversos estágios de feridas utilizando peças do laboratório do CAPE. “O profissional não deve pensar só na ferida, mas no paciente como um todo e nos fatores causadores da ferida. O tratamento exige que o profissional conheça bem os estágios para poder usar o produto adequado”, ressaltou. Para finalizar, Jessé contou com a maquiagem realizada pelas professoras do CAPE que simulava uma ferida no pé para explicar os procedimentos de tratamento daquele tipo de lesão.

Com o tema A Enfermagem Frente aos Avanços e Desafios na Terapia Intravenosa a próxima edição do CAPE ao seu alcance acontece do dia 30 de agosto em Campinas, a inscrição é gratuita e deve ser feita no site do COREN-SP (http://inter.webcorensp.org.br/node/34814).