Novas diretrizes em SBV e simulação abrem Semana de Enfermagem do COREN-SP

Foi realizado neste sábado, 7 de maio, no Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem, o primeiro evento da programação da Semana de Enfermagem do COREN-SP. Na ocasião, cerca de 130 profissionais compareceram ao Centro para participar conhecer mais sobre o tema A Enfermagem em Urgência e Emergência: Segurança e Competência Profissional.

Com palestras ministradas por representantes do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergências, foram abordados temas como técnicas em casos de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, ocorrência bastante comum. O enfermeiro Roberto Castro, que apresentou o tema, alertou o público para a importância da capacitação adequada da enfermagem para responder a estas ocorrências, conhecendo as técnicas corretas para cada perfil de paciente. As técnicas variam conforme o porte físico da vítima da obstrução.

Outro tema que atraiu o interesse do público foi a apresentação das novas diretrizes para o SBV – Suporte Básico de Vida. As mudanças no SBV ocorrem a cada cinco anos, quando a literatura sobre o tema é revisada e aprimorada. A mais recente revisão foi realizada em 2010.
O palestrante Antônio Cláudio de Oliveira explicou que a principal alteração trazida pelas novas diretrizes diz respeito à sequência das ações de RCP – Ressuscitação Cardio-Pulmonar.

A sequência A-B-C (via aérea-respiração-compressão torácica) não é mais recomendada. As novas diretrizes indicam maior eficiência na sequência C-A-B, ou seja, o início se dá imediatamente com as compressões. “Esta alteração na sequência exige do profissional um novo treinamento de RCP”, alerta o enfermeiro Antonio Cláudio.

Ainda sobre as diretrizes, foi mantida a relação de 30 compressões torácicas para duas ventilações. Recomenda-se, também, minimizar as interrupções no processo e evitar o excesso de ventilação. “Cada ventilação deve durar um segundo – o suficiente para elevar o tórax”, esclarece Antônio Cláudio. Já a pressão cricóide durante as ventilações não é mais recomendada.

Ao final das apresentações, a coordenadora técnica do CAPE, Ariadne Fonseca, apresentou aos participantes o conceito da simulação prático-realística nos processos de ensino e treinamento de habilidades técnicas, proposta do COREN-SP para a criação do Centro de Aprimoramento. Em seguida, todos foram convidados a conhecer os quatro cenários montados nos espaços do CAPE para a simulação de situações de urgência e emergência.

Equipes do SAMU conduziram a simulação de atendimento em um desabamento de uma casa após explosão, com quatro vítimas, representadas por bonecos do laboratório de simulação, e de um atendimento de acidentado na rua (um voluntário do público), com remoção em prancha. Já o palestrante Roberto Fonseca acompanhou a simulação de RCP com utilização do DEA – Desfibrilador Externo Automático, apresentando a nova sequência das ações do SBV, segundo as diretrizes de 2010. Em outro espaço, representes da empresa Ellu Brasil demonstraram em bonecos de lactantes e de um adulto as técnicas recomendas para a desobstrução de vias aéreas.

As atividades da Semana de Enfermagem do COREN-SP são gratuitas e continuam nesta segunda-feira, 9 de maio, com as palestras Mercado de Trabalho: como se preparar para a entrevista e fazer o marketing pessoal, na parte da manhã, e o tema Cuidados com feridas baseados em evidências, às 14h.

Para conhecer a programação completa da Semana de Enfermagem do COREN-SP, clique aqui