Novas Comissões de Ética são empossadas no interior do estado

As conselheiras e coordenadoras das Comissões de Ética em Enfermagem do Coren-SP (CEE), Ivete Trotti e Jane Bezerra, e os colaboradores Demétrio José Cleto e Márcia Regina Brito realizaram posses de novas CEE ao redor do estado de São Paulo. As atividades ocorreram, de forma online e presencial, entre os dias 5/7 e 7/7, para empossar novos grupos em instituições dos municípios de Araras, Campinas, Ribeirão Pires, Franca, Campos do Jordão, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Monte Alto e Jaú.

Comissão de Ética do Centro de Referência de Saúde da Mulher de Ribeirão Preto

No decorrer das posses, ainda, houve palestras a respeito da importância da implementação de uma cultura ética e responsável no ambiente de trabalho. Durante as apresentações, as conselheiras Ivete e Jane falaram sobre algumas normas que regem o exercício do exercício legal das atividades de enfermagem, como a Resolução Cofen nº 564/2017, a qual considera a atualização do Código de Ética da Enfermagem.

Ivete esclareceu o papel das Comissões de Ética e o caracterizou como “o elo entre o Coren-SP e as instituições de saúde. “O dever dos profissionais eleitos para a Comissão de Ética é realizar o cumprimento das leis que regem a enfermagem, como as Normas 7498/86 e 94406/87, e fazer com que o Código de Ética dos profissionais de enfermagem seja executado. Além disso, a atuação da Comissão ocorre em conjunto com o Responsável Técnico de Enfermagem, para que isso seja uma somatória de uma disseminação de uma cultura ética dentro das instituições”, disse.

Sobre as Comissões de Ética

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEE, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEE em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Galeria de fotos:

Saiba mais: