NOTA OFICIAL: Justiça feita para Edma e Marcos Valadao

Após 25 anos de impunidade, o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro condenou Gilberto Linhares Teixeira a 26 anos de prisão como mandante do assassinato da enfermeira Edma Rodrigues Valadão e do enfermeiro Marcos Otávio Valadão. A pena deve ser cumprida em regime fechado.

Edma e Marcos Valadão foram autores das denúncias que resultaram na deflagração da Operação Predador, da Polícia Federal, na qual Gilberto foi preso por falsidade ideológica, peculato, falsificação de documentos e desvio de verbas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na época em que era presidente da instituição.

O crime contra a vida de Edma e Marcos aconteceu no dia 20 de setembro de 1999, na Avenida Marechal Rondon, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, as vítimas foram alvejadas a queima roupa, em retaliação às denúncias que resultaram na condenação, prisão e cassação do registro profissional de Gilberto Linhares.

Diante do desfecho do caso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) se unem aos familiares, amigas e amigos das vítimas, na expectativa de que a pena seja cumprida e, assim, essa página triste da história da Enfermagem seja virada.

Em memória de Edma e Marcos, é importante registrar: a coragem e o trabalho dessas nobres pessoas inaugurou um novo tempo para a Enfermagem brasileira. Em perspectiva de uma genuína revolução profissional, alavancou o banimento da profissão das páginas policiais e elevou Autarquia à posição de referência que ocupa hoje.

Tristemente, a vida dos companheiros Edma e Marcos não teremos de volta. Contudo, a elucidação do crime e a condenação do autor permitirão às vítimas descansarem em paz e às famílias terem mais conforto.

A Enfermagem os abraça pelos serviços prestados.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM