Museu Anna Nery, dedicado à Enfermagem, será inaugurado dia 20, em Salvador

Com o objetivo de preservar a história da enfermagem , o sistema COFEN-CORENs programou para o dia 20 de maio de 2010, data que encerra as comemorações da semana de enfermagem no Brasil, a inauguração do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, localizado no Pelourinho, em Salvador (BA).

Contando com recursos tecnológicos de ponta, o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery propiciará a pesquisa, preservando e comunicando toda a história da profissão, os profissionais e as especialidades. A homenagem a enfermeira Anna Nery é o reconhecimento a uma profissional do ‘cuidar’ que, na Guerra do Paraguai, foi essencial ao prestar os primeiros socorros como enfermeira. Ela é considerada um símbolo de dedicação, solidariedade e profissionalismo numa época com poucos conhecimentos científicos.

As atividades serão desenvolvidas com enfoque para os mais variados públicos, a exemplo de portadores de deficiência visual, auditiva e locomotora, possibilitando a todos o conhecimento da enfermagem desde os seus primórdios até o que de mais avançado exista a disposição dos profissionais e da população.

“A profissão cada vez mais tem conseguido o respeito e o reconhecimento que merece e, nós, membros do Conselho Federal e de todo o sistema, temos o compromisso com o seu fortalecimento ao dignificar o seu exercício. A inauguração do museu vai ser um marco importante e fundamental aos profissionais e a população”, destaca Manoel Carlos Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

Para conhecer mais sobre o Museu Anna Nery, visite o site www.munean.com