Hospital Santa Isabel cria Comissão de Ética em Enfermagem

O Hospital Santa Isabel (HSI), na capital paulista, instituiu a sua primeira Comissão de Ética em Enfermagem. Os integrantes da Comissão tomaram posse em 28 de janeiro. Até então o Hospital – que tem unidades em Higienópolis e Santa Cecília – compartilhava a Comissão de Ética da Santa Casa de São Paulo. “A Comissão de Ética de Enfermagem dentro de uma instituição como o Santa Isabel atua como um braço ligado diretamente ao Conselho Regional de Enfermagem, analisando os processos de Enfermagem e mesmo as relações entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”, destacou o Enfermeiro Evandro Rafael Pinto Lira, do COREN-SP, durante a cerimônia de posse, que contou também com a presença da conselheira Jordânia Cardoso.

Evandro falou da importância do trabalho do profissional de Enfermagem, que cuida do paciente em todo o período da internação, é incumbido de uma série de atividades que muitas vezes garantem a sobrevivência das pessoas e nem sempre tem o devido reconhecimento e respeito da sociedade. O Enfermeiro comentou também que o COREN-SP possui o maior número de profissionais que atuam na área da saúde no país, com cerca de 430 mil pessoas.

Fiscalização

A fiscalização do exercício profissional é uma das missões do COREN-SP que há alguns anos desenvolve ações preventivas e educativas, para garantir a qualidade da assistência e coibir a prática de condutas antiéticas ou ilegais. Vale ressaltar que apenas 10% do trabalho desenvolvido incorre em punições. A presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Santa Isabel, Bruna Castilho, disse que a visão da instituição é a mesma do COREN-SP: “Eu vim da educação continuada e pretendo focar o trabalho da nossa Comissão em educação preventiva e instrutiva aos nossos colaboradores, para melhorar as questões éticas dos processos hospitalares”, ressaltou, após agradecer os votos recebidos e a confiança depositada nela para ocupar o cargo.

“É uma grande honra ter essa Comissão e poder melhorar em mais esse quesito o trabalho da Enfermagem. Tenho certeza que com tudo isso quem mais irá ganhar é o paciente, que terá sua assistência cada vez mais qualificada”, concluiu a gerente de Enfermagem do HSI, Michele Tavares de Oliveira.

Conselheiro Evandro Lira (à direita), do COREN-SP, durante a posse da Comissão de Ética do HSI

Comissão de Ética do Hospital Santa Isabel junto com membros do COREN-SP e da gerência da instituição