Hospital Oswaldo Cruz é recomendado para obtenção do Selo de Qualidade Cofen

As três unidades paulistanas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz HAOC (Paulista, Vergueiro e Campo Belo) receberam, na última sexta-feira (3), a indicação para obtenção do Selo de Qualidade Cofen e Certificação dos Profissionais de Enfermagem, resultado da excelência assistencial e relevante contribuição para práticas inovadoras de enfermagem.

As avaliações tiveram como objetivo identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias no processo assistencial. Foram também avaliadas as 5 dimensões (ações gerenciais e operacionais, segurança do cliente, infraestrutura, estrutura organizacional e gestão de pessoas), 102 itens e 408 subitens descritos no Manual do Selo e da Certificação da Qualidade do Serviço de Enfermagem.

Dra. Ingrid Almeida de Melo (à esquerda), Dra. Maria do Carmo Lourenço Haddad, Dra. Úrsula Gliesch Silva e Dr. Silvio José de Queiroz (à direita) em reunião no HAOC

A reunião de encerramento ocorreu na unidade Paulista e contou com a participação da superintendência e diretoria-geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da equipe de enfermagem, equipe de avaliadores da Comissão Nacional de Qualidade Cofen (CNQC), liderada pela Dra. Úrsula Gliesch Silva e composta pelas Dras. Maria do Carmo Lourenço Haddad, Ingrid Almeida de Melo e pelo Dr. Silvio José de Queiroz.

“Foi extremamente gratificante podermos identificar o protagonismo da enfermagem nas três unidades do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ao longo do processo avaliativo, os avaliadores identificaram e reconheceram em todas as unidades a principal fortaleza que sustenta a enfermagem do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que é o modelo assistencial implantado, centrado no paciente e seu familiar”, conta Úrsula.

A conselheira Heloísa reforça a satisfação de ter sido designada pelo Coren-SP para acompanhar o Programa na fase da visita de avaliação

Como representante do Coren-SP, a conselheira Heloísa Helena Ciqueto ressaltou a importância da implementação de medidas direcionadas para o aumento da segurança do paciente. Segundo ela, essas medidas auxiliam na diminuição de eventos adversos e tendem a colaborar no desenvolvimento de novas práticas direcionadas ao aprimoramento assistencial. “A enfermagem deve almejar a busca contínua pela excelência da qualidade com propostas assistenciais e modelos gerenciais inovadores nos serviços de saúde em prol da segurança do paciente, minimizando os riscos inerentes ao exercício profissional”, comentou.

Equipe de enfermagem, diretoria-geral e superintendência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A diretora-executiva assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fátima Silvana Furtado Gerolin, atribuiu o recebimento do Selo da Qualidade ao trabalho realizado pela equipe de enfermagem. “A ideia inicial de nos submetermos e podermos participar é algo que foi muito contributivo para nós, porque ter um olhar externo direcionado para esta categoria profissional é algo bastante importante, devido à possibilidade de criação de novas práticas para o aprimoramento da assistência. Também, o fato de buscarmos o Selo ajuda na disseminação e encorajamento de outras instituições na busca de aprimoramento e excelência na assistência”, finalizou.

Saiba mais: