Hospital Municipal de Bebedouro cria Comissão de Ética em Enfermagem

O Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, em Bebedouro, criou sua primeira Comissão de Ética em Enfermagem. A cerimônia de posse ocorreu em 27 de fevereiro, no auditório do hospital, com a presença de dois integrantes do COREN-SP, o primeiro-secretário Donato José Medeiros e o conselheiro Estevão Luiz Silva Bassi. 

O objetivo da Comissão de Ética é aprimorar os serviços de atendimento na área de saúde, garantindo a conduta ética dos profissionais dentro da instituição, sendo um espaço para reflexão entre a teoria e a prática e ainda um instrumento para combater qualquer ilegalidade nas atividades.

A cerimônia cotou ainda com a participação do diretor do Departamento Municipal de Saúde, Eurico Medeiros Júnior; o subdiretor do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, Luiz Carlos Lorenzi; a coordenadora geral, Denise Maria Ribeiro Freitas e a gerente de Enfermagem, Adriana Cristina Assis. Em discurso, Medeiros Júnior enfatizou envolvimento de toda a equipe profissional do hospital no processo de criação da comissão. “Trata-se de um instrumento de grande importância que vem aprimorar o serviço de saúde pública em Bebedouro”.

De 2012 pra cá foram formadas e empossadas pelo COREN-SP mais de 140 comissões de ética. A expectativa é que esse número chegue a 300, até o final do ano. Segundo as normas do COREN-SP, a Comissão é composta por pelo menos um Enfermeiro, um Técnico e um Auxiliar de Enfermagem que detenham vínculo empregatício com a instituição, além do devido registro do COREN-SP.

Funcionários do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, em Bebedouro, e membros do COREN-SP, em posse da Comissão de Ética