Hospital 9 de Julho é acreditado pela Joint Commission Internacional

São Paulo, abril de 2012 – O Hospital 9 de Julho (H9J) acaba de conquistar sua terceira certificação, dada pela Joint Commission Internacional (JCI), um dos mais importantes e respeitados órgãos certificadores de qualidade na atenção à saúde no mundo. Para adquirir o selo, as instituições recebem a visita de auditores que checam a conformidade de mais de mil padronizações de processos com foco na qualidade e segurança do atendimento prestado.

Além da JCI, o Hospital já possuía outras duas certificações. Uma pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) conquistada em 2008, onde foi acreditado com excelência no nível 3 e outra pela Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) desde 2010.

“O Hospital 9 de Julho, reconhecido no mercado como um dos melhores centros de saúde do país, atinge a segunda certificação internacional mostrando que estamos no seleto grupo de instituições que atuam com o que há de mais moderno e eficaz na segurança e qualidade do atendimento ao paciente”, afirma Paulo Curi, diretor geral do Hospital 9 de Julho, ao lembrar da importância de ser certificado pela JCI.

Os itens auditados incluem desde os direitos do paciente e dos familiares, acesso e continuidade do tratamento, até o gerenciamento de uso de medicamentos e do preenchimento dos prontuários, a checagem da atuação anestésica e cirúrgica, controle de infecção hospitalar etc.

“O processo de acreditação mobilizou toda a instituição, mas jamais teríamos conseguido sem o apoio dos nossos dois mil colaboradores, prestadores de serviço e da equipe médica”, lembra Dra. Regina Tranchesi, Diretora Técnica do H9J. A especialista ressalta que o processo para a conquista da JCI faz parte do planejamento estratégico de diferenciação pela qualidade e segurança, com foco nos procedimentos de alta complexidade.