Furo Humanizado: enfermeira realiza a prática na orelha de bebês de forma acolhedora e indolor

O primeiro furinho da orelha do bebê é sempre um momento especial para toda a família, especialmente para as mamães. Afinal, nada como um pontinho de luz para deixar a sua menina ainda mais linda e delicada. Entretanto, apesar de ser um procedimento simples, muitas questões devem ser avaliadas, como, por exemplo, a escolha do profissional.

Vale lembrar que estamos falando de um recém-nascido, então todo cuidado deve ser tomado para que não haja complicações no futuro. Aliás, não seria ótimo se existisse uma técnica para realizar o furo de forma acolhedora e que fosse totalmente indolor? Pois, essa prática já existe e é chamada de “furo humanizado”.

O furo humanizado visa acolher o bebê e realizar o procedimento de forma indolor

Conhecida por utilizar a técnica do furo humanizado, a enfermeira Tatiane Regonha Capelasso, fundou uma assessoria, em um espaço conhecido por oferecer um atendimento humanizado ao primeiro furinho na orelha do bebê. Localizado em São Caetano do Sul, na região do grande ABC, o serviço é composto por três enfermeiras que atuam na perfuração auricular, tanto em atendimento domiciliar, quanto na clínica. 

Mãe de duas meninas, Tatiane conta que um dos motivos que a levou a trabalhar com a prática foi a péssima experiência com a sua filha mais nova, Manuela. A pequena tentou fazer o furo duas vezes. A primeira tentativa foi com uma amiga de Tatiane, que também é enfermeira. “Além de ter sido feito de um jeito totalmente doloroso, os furos ficaram assimétricos. Os dias foram passando e eu levei a minha filha no pediatra, porque as orelhinhas estavam diferentes. Assim que a viu, o médico mandou remover as joias”, conta.

Na segunda tentativa, a mãe da pequena achou que seria um pouco mais tranquila. Mas, para a surpresa dela, foi tão ruim quanto da primeira vez. Após esses dois episódios, Tatiane começou a pesquisar assuntos relacionados ao primeiro furo em recém-nascidos. Depois de muito procurar, ela encontrou um artigo sobre acupuntura auricular, uma técnica que busca respeitar os pontos de equilíbrio energético da acupuntura. “Eu estava desempregada na época, então aproveitei para estudar sobre o assunto. Matriculei-me num curso, estudei muito e fui idealizando a maneira que eu realizaria o procedimento na minha filha”.

Com o diploma em mãos, Tatiane uniu as técnicas de enfermagem com as que aprendeu durante curso e, é claro, o resultado não poderia ser outro: a profissional fez o primeiro furo, de forma humanizada e indolor, em Manuela. “Minha maior preocupação era realizar o procedimento sem contaminação e no ponto correto. No final das contas deu tudo certo, fiquei extremamente feliz com o meu trabalho!”, conta emocionada.

Enfermeira Tatiane Regonha Capelasso

O sucesso foi tão grande que as amigas de Tatiane a procuravam para fazer o procedimento em suas filhas. Aos poucos, o trabalho começou a ser reconhecido. Amigas indicavam para outras amigas e, cada vez mais, a clientela aumentava. “Foi uma verdadeira propaganda boca a boca. No início, tudo era feito de forma gratuita e com muito carinho. Porém, as mães sabiam da minha condição financeira e insistiam para pagar pelo procedimento,” explica.

Todavia, a verdadeira fama chegou quando Tatiane ficou sabendo da gravidez da esposa do cantor sertanejo, Hudson Cadorini, da dupla “Edson & Hudson”.  Ao contar sobre seu trabalho, a mulher do cantor se encantou e, imediatamente, a chamou para realizar o procedimento na filhinha deles. Depois desse advento, a fama da enfermeira só decolou entre em famosos, como, por exemplo, o cantor Pedro Leonardo, a cantora sertaneja Thaeme,  as apresentadoras e modelos, Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro, entre outros.

 

 

Filha da cantora Thaeme ao realizar o primeiro furinho

Ticiane Pinheiro ganhou o certificado de princesa pelo furo na orelhinha de sua bebê

A enfermeira ressalta que a enfermagem é a arte do cuidar. Já a prática do furo humanizado é uma arte que necessita de técnica asséptica, conhecimento de anatomia auricular e cuidados antes, durante e após o procedimento. Para ela, o enfermeiro realiza esses cuidados com excelência e louvor. “Sou enfermeira e tenho muito orgulho da minha trajetória. Ofereço workshops, realizo palestras sobre empreendedorismo, conto um pouco sobre a minha trajetória e divulgo meu trabalho sobre o furo de orelhinha saudável e humanizado. Hoje vivo e sustento a minha família graças ao meu trabalho, que realizo com muita dedicação, ética, responsabilidade e amor”, finaliza Tatiane.