Fórum de Enfermagem destaca benefícios da simulação para aprimoramento de técnicas

A simulação de cenários de assistência em saúde – seja num ambiente cotrolado de um hospital, seja nas ruas, no socorro às vítimas de um acidente automobilístico- tem se mostrado uma atividade de grande valor para a formação e aprimoramento dos profissionais de diversas categorias. O segundo dia de atividades do 2º Fórum de Enfermagem do COREN-SP e o 1º Fórum de Medicina da Associação Médica Brasileira abordou o tema em dois momentos. No período da manhã, a conselheira do COREN-SP Marlene Uehara Moritsugu mostrou aos participantes do evento a experiência do CAPE. No período da tarde, a enfermeira chilena Eliana Escudero, assessora de simulação em medicina da Universidad de los Andes, relatou os resultados de suas experiências com simulações realísticas.

Marlene Uehara destacou aos participantes do evento que, em São Paulo, os profissionais de enfermagem têm à sua disposição dos laboratórios de simulação do CAPE – Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem, do COREN-SP, onde profissionais e estudantes da área são submetidos a situações que simulam ocorrências cotidianas para a enfermagem. Com a utilização de bonecos que reagem conforme a situação programada nos computadores que o controla, estes “pacientes” chocam, fibrilam, entram em cianose, hiperventilam e o que mais for possível imaginar em termos de reação física provocada por uma dada patologia ou situação.

“Ao expor o profissional ou um aluno a uma situação que simula uma ocorrência possível e viável”, explica Marlene,”o laboratório de simulação do CAPE o obriga a agir, e não apenas a pensar sobre qual seria o procedimento ou a abordagem correta”. Marlene Uehara, que é a conselheira gestora do CAPE, acredita que a vivência tem um significado adicional para a formação e para o aprimoramento de técnicas, sem, contudo, expor pessoas reais a riscos.

Experiência chilena

A palestra da enfermeira Eliana Escudero também despertou o interesse do público para as possibilidades oferecidas pelos cenários de simulação.

Questionada sobre como são preparados os casos que serão alvos de simulação, a palestrante explicou que todas as situações são previamente discutidas com os docentes e tutores, e que o processo inteiro é pensado de forma que nada seja apenas imaginado. Tudo é realizado durante a simulação. “Não dizemos, por exemplo, que os participantes imaginem que lavaram as mãos. Eles terão que, de fato, realizar a lavagem de mãos, aplicando as técnicas pertinentes”. Ela disse ainda que nada nos cenários de simulação pode ser improvisado. “Os tutores devem criar cenários que utilizem as peças de que dispõem, para tornar a experiência o mais real possível”.