Fiscalização realiza trabalho de orientação com a enfermagem do município de Embu das Artes
Você sabia que a fiscalização do Coren-SP também faz oficinas de dimensionamento de pessoal de enfermagem e orienta gestores de saúde sobre a legislação relacionada ao exercício profissional da enfermagem? Esse trabalho é feito por fiscais especialistas em ética e legislação profissional e no cálculo de dimensionamento, segundo o método preconizado pela Resolução Cofen nº 543/2017. Atualmente, a maior parte das oficinas de dimensionamento são feitas de forma online, por meio da plataforma de Educação Digital do Coren-SP.
Nos dias 29 e 30/6, o gestor técnico da fiscalização da área 2 do Coren-SP, Luiz Lamblet, e o fiscal Nilson Lopim realizaram ações em conjunto com a coordenação de enfermagem da Atenção Primária à Saúde do município de Embu das Artes, na Grande São Paulo. “O objetivo das ações foi promover orientações sobre a fiscalização do exercício profissional aos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem do município, visando a qualidade da assistência prestada. A buscar por oferecer uma fiscalização com caráter proativo e educativo é uma constante da Gerência de Fiscalização do Coren-SP”, colocou a gerente de fiscalização da capital e região metropolitana, Roberta Alcântara.
No dia 29/7, quinta-feira, o gestor técnico da fiscalização do Coren-SP, Luiz Lamblet, reuniu-se na sede da prefeitura de Embu das Artes com o coordenador de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Arnaldo Pinheiro da Costa e com a enfermeira Claudivane de Andrade Maia, que atua na equipe de coordenação municipal de saúde. “Na reunião, tive a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre os aspectos éticos e legais dos diversos equipamentos de saúde onde há atuação da enfermagem”, colocou Luiz Lamblet.
O município de Embu das Artes possui cerca de 270 mil habitantes, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF), hospital e maternidade, Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), ambulatórios e serviços especializados como o centro de reabilitação. Também há serviço de atendimento domiciliar, atendimento às urgências (SAMU-192) e serviço municipal de remoções. Embu das Artes também oferece um incentivo financeiro aos enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) da rede municipal como gratificação.
No dia 30/7, sexta-feira, o fiscal Nilson Lopim ministrou uma oficina de dimensionamento de pessoal para enfermeiros da prefeitura. Na ocasião, o fiscal explicou em detalhes o procedimento para fazer o cálculo do quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que deve trabalhar por plantão em cada setor de uma unidade de saúde.
“Essa capacitação acrescentou muito para os enfermeiros participantes, foi de extrema importância para formação deles e marca um novo tempo. A vinda do Coren-SP ao município demonstra uma proximidade do conselho com a equipe da ponta, é um movimento importantíssimo, a equipe ficou fascinada com a possibilidade de participar de um momento de aprendizado com uma equipe que culturalmente era vista com o estigma de fiscalizadora”, afirmou o coordenador de enfermagem municipal, Arnaldo Pinheiro da Costa, após a ação.
Oficina online de dimensionamento de pessoal de enfermagem
Gestores de enfermagem e enfermeiros de educação permanente podem utilizar a plataforma de Educação Digital do Coren-SP para acessarem cursos de Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e outros.
Mais informações e orientações sobre o cálculo de dimensionamento e oficinas online podem ser obtidas aqui.
Galeria de imagens