Fiscalização realiza trabalho de orientação com a enfermagem do município de Embu das Artes

Você sabia que a fiscalização do Coren-SP também faz oficinas de dimensionamento de pessoal de enfermagem e orienta gestores de saúde sobre a legislação relacionada ao exercício profissional da enfermagem? Esse trabalho é feito por fiscais especialistas em ética e legislação profissional e no cálculo de dimensionamento, segundo o método preconizado pela Resolução Cofen nº 543/2017. Atualmente, a maior parte das oficinas de dimensionamento são feitas de forma online, por meio da plataforma de Educação Digital do Coren-SP.

Nos dias 29 e 30/6, o gestor técnico da fiscalização da área 2 do Coren-SP, Luiz Lamblet, e o fiscal Nilson Lopim realizaram ações em conjunto com a coordenação de enfermagem da Atenção Primária à Saúde do município de Embu das Artes, na Grande São Paulo. “O objetivo das ações foi promover orientações sobre a fiscalização do exercício profissional aos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem do município, visando a qualidade da assistência prestada. A buscar por oferecer uma fiscalização com caráter proativo e educativo é uma constante da Gerência de Fiscalização do Coren-SP”, colocou a gerente de fiscalização da capital e região metropolitana, Roberta Alcântara.

No dia 29/7, quinta-feira, o gestor técnico da fiscalização do Coren-SP, Luiz Lamblet, reuniu-se na sede da prefeitura de Embu das Artes com o coordenador de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Arnaldo Pinheiro da Costa e com a enfermeira Claudivane de Andrade Maia, que atua na equipe de coordenação municipal de saúde. “Na reunião, tive a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre os aspectos éticos e legais dos diversos equipamentos de saúde onde há atuação da enfermagem”, colocou Luiz Lamblet.

O gestor técnico da fiscalização, Luiz Lamblet (à direita) com o coordenador municipal de enfermagem, Arnaldo Pinheiro da Costa, e profissionais de enfermagem da rede municipal de Embu das Artes

O município de Embu das Artes possui cerca de 270 mil habitantes, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF), hospital e maternidade, Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), ambulatórios e serviços especializados como o centro de reabilitação. Também há serviço de atendimento domiciliar, atendimento às urgências (SAMU-192) e serviço municipal de remoções. Embu das Artes também oferece um incentivo financeiro aos enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) da rede municipal como gratificação.

No dia 30/7, sexta-feira, o fiscal Nilson Lopim ministrou uma oficina de dimensionamento de pessoal para enfermeiros da prefeitura. Na ocasião, o fiscal explicou em detalhes o procedimento para fazer o cálculo do quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que deve trabalhar por plantão em cada setor de uma unidade de saúde.

O fiscal Nilson Lopim ministrou uma oficina de dimensionamento de pessoal de enfermagem

“Essa capacitação acrescentou muito para os enfermeiros participantes, foi de extrema importância para formação deles e marca um novo tempo. A vinda do Coren-SP ao município demonstra uma proximidade do conselho com a equipe da ponta, é um movimento importantíssimo, a equipe ficou fascinada com a possibilidade de participar de um momento de aprendizado com uma equipe que culturalmente era vista com o estigma de fiscalizadora”, afirmou o coordenador de enfermagem municipal, Arnaldo Pinheiro da Costa, após a ação.

Oficina online de dimensionamento de pessoal de enfermagem

Gestores de enfermagem e enfermeiros de educação permanente podem utilizar a plataforma de Educação Digital do Coren-SP para acessarem cursos de Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e outros.

Mais informações e orientações sobre o cálculo de dimensionamento e oficinas online podem ser obtidas aqui.

Galeria de imagens