Esforço e superação: trajetórias exitosas da enfermagem paulista

A enfermagem é a força da saúde brasileira, com mais de dois milhões e meio de profissionais em todo país, e mais de 600 mil só no estado de São Paulo. Dentre tantas histórias, a união da categoria na busca por atendimentos humanizados continua sendo uma grande característica desta que é a única profissão da saúde que está 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana ao lado dos pacientes.

Este é o exemplo do Grupo de Curativos da Santa Casa de Votuporanga, composto pelas enfermeiras Daisy Vitor, Luciana Mitiko Hentona e Luísa Marangoni Arantes. O trabalho delas no atendimento a pacientes que necessitam da avaliação e utilização de curativos acabou lhes rendendo um voto de congratulação do vereador Djalma Nogueira na Câmara Municipal de Votuporanga, no último mês de abril.

Grupo de Curativos da Santa Casa de Votuporanga homenageado na Câmara Municipal

Sobre receber a honraria concedida pela Câmara Municipal, Daisy comenta: “Há dois anos assumi a gerência e Luciana e Luisa toparam o desafio. Elas fazem a diferença. Têm olhar para cura, atendimento diferenciado, sempre buscando novas tecnologias”, destacou, reforçando o espírito de união da equipe na assistência à população.

Em outra jornada inspiradora está a profissional Akiko Arita, enfermeira e gestora da Santa Casa de São José dos Campos, que decidiu abandonar sua carreia de economista aos 56 anos para dar vida ao sonho de sua vida, ser enfermeira. Akiko conta que sua admiração pela enfermagem surgiu ainda quando criança, vendo sua mãe exercendo a profissão. Ela acrescenta que sempre sentiu sua inclinação pelo cuidado com pessoas. “Desde pequena, percebia que minha vocação era cuidar de pessoas. Sempre gostei muito disso”

Akiko Arita

Após sua graduação em Enfermagem, aos 61 anos, Akiko embarca à sua terra natal para participar do seu tão sonhado estágio. Nele, a enfermeira diz que foi apresentada a um modelo de direcionado ao bem-estar da população idosa. Segundo ela, o estagio no Japão despertou o desejo de aplicar as práticas assistências conquistadas ao máximo de pessoas idosas no Brasil.

Hoje, como gestora do setor de pós-atendimento da Santa Casa de São José dos Campos, Akiko vê a enfermagem como pilar essencial para o bem-estar da população. “A enfermagem é a responsável pelo cuidado. É quem acompanha e dá o suporte necessário para o conforto e recuperação do paciente”, comenta.

Seguindo o lema “Somos muitos, somos fortes, somos enfermagem”, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) celebra a tradicional Semana da Enfermagem durante todo o mês de maio, chamando-o de Maio Verde Esmeralda, em referência à cor e à pedra da profissão.

“Esta Semana da Enfermagem é um importante momento de celebração e união da categoria, destacando suas atribuições, mas também abordando pautas relacionadas ao bem-estar, valorização e melhores condições de trabalho, principalmente numa época que se aproxima cada vez mais da concretização do piso salarial da enfermagem”, comenta o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

Saiba mais: