Erro na saúde é consequência de falhas em processos

1º Fórum de Enfermagem Segurança do Paciente discute o assunto para encontrar soluções

Para compreender o erro humano e interferir de forma adequada em suas causas não basta apenas uma avaliação do fato em si, com foco na punição de possíveis culpados. Os casos de erro em uma instituição de saúde exigem uma análise mais apurada, que contemple todas as faces do fato e, em especial, os processos de trabalho que favorecem o erro humano, bem como as alternativas para evitar novas ocorrências.

Estudar o erro humano através da visão sistêmica, consiste, a grosso modo, na compreensão do sistema como um todo, possibilitando, assim, sua análise e a interferência efetiva sobre sua causa.

Nas instituições de saúde toda situação de erro humano deve ser analisada dentro desta perspectiva – não de forma a punir culpados, mas identificar as falhas no sistema que acabam criando situações de risco ao paciente. “O erro acontece porque os processos de assistência são ruins e não porque as pessoas são ruins. Os processos são ruins, porque os profissionais da área da saúde não recebem, durante sua formação, capacitação necessária para trabalhar com sistemas de segurança e minimização de erros, portanto as falhas nos processos não são detectadas previamente à ocorrência do erro”, analisa o Dr. Paulo de Tarso Oliveira e Castro, médico infectologista e epidemiologista do Hospital de Câncer de Barretos e Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Comitê de Gerenciamento de Risco.

Para o Dr. Paulo o erro essencialmente humano ainda ocorre, mas felizmente é raro. “Como seres humanos nós profissionais da saúde estamos sujeitos a cometermos algum erro, entretanto ninguém erra porque quer. O erro exclusivamente humano ocorre de forma intencional e com má fé, por isto acredito que esta situação no ambiente de assistência à saúde seja extremamente rara”, destaca.

Evento discutirá erros e segurança do paciente

Entre os dias 25 e 28 de maio, o Dr. Paulo de Tarso Oliveira e Castro, junto a outros renomados especialistas da área, estará debatendo este e outros temas durante o 1º Fórum de Enfermagem – Segurança do Paciente, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e pela HOSPITALAR 2010, maior feira do setor de equipamentos médico-hospitalares da América Latina.

O 1º Fórum de Enfermagem do COREN-SP dará a Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem a oportunidade de conhecer e saber evitar a ocorrência do erro durante a prestação dos serviços de assistência de hospitais, clínicas, postos de saúde, entre outros.

O 1º Fórum de Enfermagem do COREN-SP será realizado em São Paulo, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, de 25 a 28 de maio de 2010.

Informações e inscrições:
1º Fórum de Enfermagem – Segurança do Paciente
www.coren-sp.gov.br ; www.hospitalar.com
(11) 3225-6397
contato@forumdeenfermagem.com.br