Enfermeiro é eleito presidente do Conselho de Saúde de Guarulhos e Coren-SP tem nova representação no órgão

O Coren-SP tem um novo representante no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Guarulhos. O conselheiro Wagner Batista foi indicado pela diretoria da autarquia para representá-la no órgão guarulhense, em substituição ao ex-conselheiro Paulo Cobellis. O conselheiro Valdenir Mariano é o suplente . “A minha participação e a participação do Coren-SP no CMS de Guarulhos é muito importante. Com uma atuação muito ativa, nós, integrantes, vamos até as unidades de saúde, observamos condições de trabalho dos profissionais e funciona muito bem”, destacou Wagner, que é morador de Guarulhos.

Enfermeiros Wagner Batista, Paulo Alexandre Moraes e Paulo Cobellis

Na última quinta-feira (11/2) ocorreu a reunião do CMS, em que os novos representantes tomaram posse. A nova diretoria do conselho também foi eleita na ocasião: o enfermeiro Paulo Alexandre de Moraes, que coordena a Atenção Básica de Guarulhos, foi eleito presidente do CMS para o próximo mandato, que dura um ano.

O novo presidente exaltou a presidência de um enfermeiro no Conselho Municipal de Saúde: “O enfermeiro, na posição de presidente, valoriza nossa categoria profissional. Assim ocupamos mais um espaço de atuação e reconhecimento por parte da sociedade. Dessa forma, o enfermeiro vai conquistando cada vez mais espaços estratégicos”, pontuou Paulo.

A nova diretoria do CMS de Guarulhos foi eleita nesta quinta-feira (11/2)

A função dos Conselhos Municipais de Saúde é exercer o controle social das políticas de saúde pública dos municípios. Por meio dos CMS, a população e os profissionais de saúde têm a oportunidade de participar da administração e da alocação de recursos da prefeitura nos serviços de saúde, além de fiscalizarem a atuação do poder público municipal no âmbito do SUS. Todo cidadão do município pode participar das reuniões do CMS e se candidatar a cargos dentro do órgão.