Enfermeira usa a criatividade para conscientizar a população sobre questões de saúde em Suzano

A enfermeira Valéria Oliveira trabalha há quatro anos como Responsável Técnica e gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim do Lago, em Suzano. A unidade é pequena, com uma equipe de saúde composta por Valéria, um auxiliar de enfermagem, um médico e um grupo de agentes comunitários de saúde. Além disso, trata-se de uma unidade rural, relativamente afastada. 

Quem pensa que o fato de ter uma equipe pequena desencorajou Valéria está enganado. Na verdade, isso serviu como motivação para a criação de diversos projetos com o objetivo de auxiliar as mães que moram na região e que dependem dos serviços da USF.

Com criatividade, a enfermeira Valéria Oliveira consegue ajudar a população da zona rural de Suzano a ter uma saúde melhor e mais qualidade de vida

“Como somos de um local bem distante dos centros, é bem longe para as mães se deslocarem a noite ou nos finais de semanas aos Prontos Socorros e geralmente elas vão com dúvidas que poderiam ser sanadas em casa mesmo. Por conta disso vi a necessidade de criar um grupo para auxiliá-las”, conta Valéria. 

E assim foi criado o Grupo Sementinha. Por meio de reuniões temáticas periódicas com grupos de mães de bebês de zero a seis meses e de seis meses a um ano.

“Esse grupo foi feito para que as mães se sentissem mais à vontade. Colocamos elas sentadas em colchonetes juntos com os bebês e vamos tirando as dúvidas sobre temas como amamentação, cuidados de higiene com os bebês e sinais de alerta de saúde. Também explicamos o que fazer quando a criança engasga, como evitar assaduras e vamos orientando”, explica a enfermeira. 

Equipe de saúde da USF Jardim do Lago

O fato de acompanhar o desenvolvimento da maior parte dos bebês da região acaba sendo muito gratificante para Valéria. “A gente cria um vínculo muito grande com a mãe e com a família. Elas se sentem acolhidas e isso ajuda muito a saúde do bebê. Elas não vão introduzir um alimento sem conversar comigo, por exemplo. Tentamos colaborar com a saúde do bebê e para que a mãe não erre”.

Outro grupo criado pela profissional foi o Saúde na Mesa. Com a ajuda de Diego, que é o agente mais antigo da unidade, são apresentadas à população receitas saudáveis e fáceis de fazer. 

“Esse grupo é voltado para pacientes com exames alterados. Realizamos orientações sobre questões como os malefícios do sal, da gordura em excesso, do sedentarismo. Acompanhamos quem já é hipertenso e ensinamos as receitas. O Diego faz a receita ali mesmo, na cozinha da nossa unidade, na frente do grupo”, conta a enfermeira. 

Além da satisfação de poder contribuir com a melhoria da saúde da população local, todo esse esforço de Valéria é recompensado também pelas manifestações gratidão que recebe da população. 

O grupo Saúde na Mesa dá dicas de alimentação saudável à população

A munícipe Natasha Renan é uma das pessoas que reconhecem esse trabalho, como testemunhado recentemente em depoimento compartilhado nas redes sociais: “Eu só tenho a agradecer à unidade Jardim do Lago e em especial à enfermeira Valéria Oliveira, que tanto me acolheu desde o início da gravidez até os dias de hoje, prestando socorro nas horas que preciso, me dando auxílio nos cuidados com a bebê (…) além da profissão que ela exerce com tanto amor”.

Sem dúvida, um belo de exemplo de trabalho desenvolvido por uma profissional de enfermagem, com impacto direto sobre a vida e a saúde dos moradores da região.