Enfermagem coordena projeto de laserterapia em Santos

O tratamento de feridas com laserterapia vem ganhando força no Brasil por ser a mais nova tecnologia em ascendência no contexto dos procedimentos de curativos. Em Santos, essa terapia está sendo realizado desde 2018, pela supervisão das enfermeiras Graziela de Paula Povrezan e Priscyla Sotelo, que atuam pela prefeitura como chefe de enfermagem e responsável técnica, respectivamente, no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste e no Grupo de Trabalho (GT) de curativos do município.

Enfermeiras Graziela de Paula Povrezan e Priscyla Sotelo

O processo consiste em utilizar laser de baixa potência com luz vermelha e infravermelha, proporcionando ação anestésica, anti-inflamatórias e estímulos para a cicatrização do ferimento de forma mais rápida.

A enfermeira Priscyla conta como o município de Santos implementou esse tipo de procedimento no complexo hospitalar. “Iniciamos com treinamentos e, em 2019, ocorreu o primeiro Simpósio de Curativos na cidade. Em dezembro de 2020, realizamos o treinamento de laserterapia para 37 enfermeiros da rede municipal, voltado para a atuação nas unidades básicas do município”.

Dentre as funções exercidas pelo GT de curativos estão: realização de atividades ambulatoriais, internações com intervenções cirúrgicas, auditorias dos pedidos de curativos e visitas nas unidades, para oferecer orientação aos profissionais in loco.

“Em Santos, o projeto de laserterapia é coordenado pelos enfermeiros. Essa tecnologia já é difundida em 50% das unidades que realizam curativos, assim que começou ser usada, houve melhora significativa dos pacientes ambulatoriais e dos internados, com redução no número de dias de internação e aceleração no processo cicatricial”, explica a enfermeira Graziela.

O município possui dois hospitais, quatro setores de internação domiciliar e 17 UBSs, que já contam com a terapia a laser com enfermeiros habilitados. O projeto iniciou em 2018 e visa implantar o procedimento em todas as unidades de saúde até o primeiro semestre de 2022, com todas as unidades dispondo de equipamentos e profissionais treinados. Além disso, de acordo com Graziela, haverá expansão do projeto para toda a área do materno-infantil, incluindo o tratamento para gestantes e puérperas na atuação com fissuras de mamilos, redução de edema em área perineal, incisões de cesáreas e possíveis deiscências.

Segundo Graziela, a laserterapia pode ser utilizada em qualquer tipo de curativo, exceto para tratar lesões oncológicas. Ela é graduada pela Universidade Católica de Santos, pós-graduada em Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia pela Universidade Estácio e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Priscyla Sotelo é graduada pela Universidade Católica de Santos e pós-graduada em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Estácio.