Empossada Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital do M´Boi Mirim

A Coordenaria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-SP tem trabalhado continuamente para expandir a quantidade de CEEs atuantes no estado de São Paulo, conforme determina a Resolução Cofen nº 593/2018.

Nesta segunda-feira (17), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e as conselheiras Ivete Trotti, Jane Bezerra e Vanessa Maldonado foram ao Hospital M´Boi Mirim, na zona sul da capital, onde deram posse à nova Comissão de Ética de Enfermagem da instituição.

James, Ivete, Jane e Vanessa durante a posse no Hospital M´Boi Mirim

Na ocasião, o presidente do Coren-SP fez uma palestra aos profissionais de enfermagem do hospital, na qual falou sobre os projetos atuais da autarquia, o papel das Comissões de Ética de Enfermagem e atualidades acerca da enfermagem como, por exemplo, o piso salarial da categoria.

“Agradeço ao hospital e aos profissionais de enfermagem da instituição por abrirem as portas ao Coren-SP. Espero que a Comissão de Ética ora empossada possa ser um elo de ligação com o conselho, contribuindo assim para a segurança dos profissionais em sua prática profissional e dos pacientes usuários do sistema de saúde”, agradeceu James após o evento.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Saiba mais